A intensa e ininterrupta chuva que ocorre na região, desde a tarde da segunda-feira (29), está causando transtornos. Quedas de barreiras e de árvores em estradas provocam a interrupção no trânsito de veículos em Gramado. Desde o final da tarde da terça-feira (30), trechos da RS-115 estão interditados.
Na RS-235, na estrada que liga as cidades de Gramado e Canela, a queda de uma barreira atingiu um veículo que passava pelo local, na terça. Os ocupantes não tiveram ferimentos. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros seguem monitorando a área e um prédio localizado perto da encosta. A via está com fluxo seguindo em uma pista no sentido Canela-Gramado.
Na RS-115, no quilômetro 39, nas proximidades do bairro Jardim, há bloqueio total da estrada por queda de barreira. O trânsito está sendo desviado por uma via secundária. No quilômetro 29 da RS-115, na localidade conhecida como “Santinha”, na ligação de Gramado com Três Coroas, o trânsito também está interrompido. Não há previsão de liberação de ambos os trechos.
Para quem está na região e precisa se deslocar para a capital gaúcha, a rota indicada pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar é passando por Canela, São Francisco de Paula e Taquara, pela RS-020.
No interior de Gramado, a estrada da Linha Carahá está interditada, e a da Linha Moreira tem um ponto interrompido nas proximidades da sociedade.
Rua Miguel Tissot está bloqueada
Na manhã desta quarta-feira (1º), a Subprefeitura do bairro Várzea Grande bloqueou a Rua Miguel Tissot, devido a uma rachadura no asfalto, ocasionada pelo grande volume de chuva. O trânsito está sendo desviado pela RS-115.
No bairro, a RS-373 também tem o trânsito de veículos interrompido.
Telefones para emergências
As guarnições do Corpo de Bombeiros das cidades da região estão com o 193 fora de operação. Por isso, em casos de emergência, o telefone para ligar em Gramado é o (54) 9 8483-8016. Em Canela, a corporação está atendendo no (54) 9 8423-1767.
A Defesa Civil de Gramado tem como contato o (54) 9 9629-6160, e a de Canela (54) 9 9135-1949.
Plano de Contingência
Ao longo da terça-feira, as secretarias de Meio Ambiente, de Planejamento e de Obras de Gramado também auxiliaram a Defesa Civil no monitoramento de outros pontos onde ocorreram quedas de barreiras e estão sendo registrados acúmulos de água.
Entre os trabalhos está sendo avaliada a estabilidade do solo nesses pontos, incluindo a medição do nível de chuva através de pluviômetros e a condição das árvores em situação de risco.
“Estamos trabalhando na execução do plano de contingenciamento de ações coordenadas, neste momento de crise, para o enfrentamento destas adversidades climáticas”, ressalta a secretária de Meio Ambiente de Gramado, Cristiane Bandeira.
LEIA TAMBÉM