abc+

UM INVERNO NO OUTONO

Temperatura próxima a zero grau vai movimentar Gramado no feriadão

Mínimas nesta quarta-feira (19) ficaram na casa dos 8 graus. Sensação térmica com vendaval é de mais frio e próximos dias permanecerão com manhãs e noites geladas na Serra gaúcha

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 19/04/2023 às 12h:00 Última atualização: 04/03/2024 às 16h:59
Publicidade

A combinação de frio e feriadão é sinônimo de movimentação na Serra gaúcha. Em Gramado, esse combo não é diferente. A expectativa de dias gelados, com mínimas próximas a zero graus, a partir desta quinta (20), aliado ao feriado de Tiradentes, na sexta-feira (21), prometem deixar a Região das Hortênsias lotada de visitantes.

Frio na manhã desta quarta-feira (19) em Gramado



Frio na manhã desta quarta-feira (19) em Gramado

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Na rede Laghetto Hotéis, a ocupação em quase sua totalidade é comemorada. Conforme a gerente de Marketing, Flaviana Chioquetta, nos 14 estabelecimentos do grupo, 98% dos quartos já estão reservados. “O frio sempre traz turistas, né? Sexta e sábado estamos com praticamente todos os hotéis de Gramado e Canela lotados. Tem algumas vagas ainda, mas bem poucas”, afirma. 

Para Flaviana, as temperaturas mais baixas são em sua maioria positivas para o aumento da capacidade. “O frio traz mais movimento, o outono também. E com a quantidade de atrações novas, ajuda ainda mais”, complementa. 

O Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur) informou que a ocupação no setor durante o feriadão, até esta quarta-feira (19) está em 84,06%. 

Temperaturas já começaram a cair

Nesta quarta-feira (19), poucos se aventuraram a enfrentar as primeiras manhãs frias do ano. Os relógios suíços, os famosos termômetros que são pontos turísticos na cidade, registraram temperaturas em torno de 10 graus por volta das 10 horas. As mínimas de hoje, entretanto, foram menores: 8 graus. 

E as máximas não devem subir muito. O vento forte deixa a sensação térmica ainda mais baixa. O sol não fez quem caminhava pelas ruas deixar de lado casacos mais quentes.

As mantas já estão nos pescoços, assim como as toucas nas cabeças. A sensação, principalmente para os turistas, era de que havia um inverno no outono. “A diferença térmica está muito grande. Dentro dos lugares está quentinho, mas aqui fora está gelado. Acho até que vamos esperar um pouco para sair”, relata a moradora do Rio de Janeiro, Jussara Silveira.

Mas a previsão do tempo, conforme a MetSul Meteorologia, é de ainda mais frio para as próximas horas, principalmente, na manhã de quinta e sexta-feira, quando em locais de baixada e devido ao tempo seco, pode ter formação de geada. A meteorologista Estael Sias, afirma que “a parte mais intensa do bolsão de ar frio avançará entre esta quarta e a quinta e deve chegar acompanhado de vento moderado a forte”. Rajadas de até 70 km/h podem ser registradas. 

Apesar do frio durante o início das manhãs e pelas noites, quando estão previstas mínimas de 6 graus, à tarde, no final de semana, as máximas devem subir, ficando entre 20 e 22 graus no sábado (22) e domingo (23), na Região das Hortênsias.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade