DE STARTUP

Temperatura a 85°C e sistema que evita água parada: Como serão os chimarródromos inteligentes de Gramado

O investimento da startup deve ser de, aproximadamente, R$ 400 mil e a infraestrutura será colocada em seis pontos públicos

Publicado em: 22/03/2024 03:00
Última atualização: 24/03/2024 15:54

Chimarródromos inteligentes. Assim são denominados os equipamentos que serão instalados em seis pontos públicos e turísticos de Gramado.

A previsão é que eles estejam disponíveis de forma gratuita até a primeira quinzena de maio.

Imagem ilustrativa mostra como deve ficar a instalação Foto: Divulgação

A empresa responsável pela iniciativa é, na verdade, uma startup, a Icehot, de Bento Gonçalves. "É uma estrutura que fornece uma estação de hidratação, mas não apenas isso, oferece serviços à comunidade, como termômetro digital e ponto de carregamento de celular", explica o CEO Alex Sandro da Rosa.

O equipamento oferecerá água quente na temperatura ideal para o chimarrão: 85°C. Também há água fria, de 5°C e abastecimento inteligente para o pote de água do pet.

"Funciona com sensores que permitem não haver derramamento. Também tem dispositivo para não ter água parada, cuidamos para evitar a proliferação da dengue", justifica o proprietário.

O chimarródromo também conta com instrumentos de segurança. "A água para de sair após 30 segundos. Já a água quente precisa apertar o botão duas vezes. Vale ressaltar que o equipamento tem acessibilidade para cadeirantes", reitera Rosa.

A marca já está presente em mais de 200 cidades e 12 estados do País. Apesar de estar em crescente expansão, em Gramado, a implantação terá o primeiro diferencial: a estrutura do toten foi pensada conforme as características da cidade.

"Ela terá uso de madeira e características enxaimel. Isso abre portas também para a empresa começar a construir em outras cidades levando em consideração os seus diferenciais", comemora o responsável pela Icehot.

Concessão e investimentos

As conversas entre a startup e a prefeitura já ocorriam há mais de cinco anos, mas foi em 2023 que as tratativas ganharam corpo. A parceria na cidade ocorre através de concessão, com contrato de cinco anos, podendo ser prorrogado.

Alex Sandro Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Assim, como foi firmada uma concessão, o poder público não precisará arcar com os custos dos equipamentos. A manutenção também fica a cargo da Icehot.

Como forma de remuneração, a empresa comercializará espaços de mídia em painéis estáticos rotatórios. A ideia inicial era utilizar painéis digitais, porém, não foi aceita pelo Conselho Municipal de Publicidade.

O investimento da startup deve ser de, aproximadamente, R$ 400 mil e a infraestrutura será colocada no Ginásio Perinão, Lago Negro, Praça das Etnias, Praça Major Nicoletti, Vila Olímpica e Lago Joaquina Rita Bier. Conforme Alex Sandro, em alguns locais, como o Perinão, a instalação já foi iniciada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas