TURISMO

Site de viagens atrasa pagamentos a hotéis da Serra gaúcha; veja o que alega CEO

Sindicato que representa setor hoteleiro está em negociação com a agência e afirma que alguns estabelecimentos já receberam os valores nesta semana

Publicado em: 14/04/2023 15:28
Última atualização: 04/03/2024 09:06

Hotéis e pousadas da Serra gaúcha estão tendo problemas comerciais com a agência de viagens on-line Hurb, antigo Hotel Urbano. O Sindtur, que representa as empresas de hotelaria na região, confirma que os estabelecimentos enfrentam dificuldades para receber os valores das hospedagens.


Gramado recebe turistas de todas as partes do Brasil Foto: Cid Guedes/Divulgação

"A gente fez um relatório daqueles que informaram as pendências e estamos tratando diretamente com um dos diretores. Alguns hotéis, nesta semana mesmo, já receberam, outros ainda não. Estamos pleiteando que eles deem prioridade a esses pagamentos. O problema é a nível Brasil, mas estamos fazendo a nossa parte aqui para ver se conseguimos ajudar os associados", esclarece o presidente da entidade, Claudio Souza.

O número de estabelecimentos e o valor gerado com os débitos não foram divulgados. Entretanto, Claudio pondera que a Hurb possui grande fluxo de vendas na Serra. "A gente torce para que eles restabeleçam a normalidade o mais rápido possível. Qualquer empresa grande passa por problemas, ela acaba afetando o mercado como um todo."

O Sindtur está orientando os associados a hospedarem os clientes que possuem reservas confirmadas pela plataforma. Em grande parte das relações comerciais com a Hurb na região, os hotéis e pousadas recebem o valor da hospedagem apenas 28 dias depois que o hóspede vai embora.

Em uma pesquisa no site da Hurb, na manhã desta sexta-feira (14), somente oito estabelecimentos de Gramado estavam com reservas abertas pela agência. Número bem menor do que os mais de 200 cadastrados na Secretaria de Turismo da cidade. Uma rede de hotéis da cidade confirma que deixou de operar junto da agência por causa de problemas com pagamentos. 

Posicionamento da empresa

O CEO e cofundador da Hurb, João Ricardo Mendes, divulgou posicionamento em uma rede social, alegando que "erros como esse vão acontecer", porque a empresa é "disruptiva". "Para nós expandirmos, crescermos, atingirmos novos patamares, temos de lembrar que, em qualquer negócio, o sucesso não é garantido. Temos de tomar decisão já sabendo disso, baseado em dados, fatos e intuição treinada", completa o empresário.

"Hurb existe há muito tempo e sempre fomos criticados, pois entramos literalmente quebrando mercado, para fazer as pessoas viajarem, em um mercado arcaico no qual as pessoas pensam um mês para frente. Nós, não", conclui na postagem.

Em nota enviada ao Jornal de Gramado, a equipe da empresa cita que está conduzindo, de forma individualizada, um diálogo com cada parceiro de rede hoteleira que fez algum tipo de solicitação e que 1,3 mil profissionais montaram uma força-tarefa para reverter e regularizar a situação.

“Quanto aos viajantes impactados, aqueles que tiveram suas reservas canceladas pelos parceiros, a Hurb esclarece que a empresa conta com um setor de atendimento ao cliente que opera 24/7, com colaboradores prontos para sanar todas as dúvidas ou ajudar com qualquer imprevisto. No ChatBot, por exemplo, o cliente que está em viagem e precisa de algum suporte da empresa consegue se direcionar a uma equipe especializada”, informa a agência digital de vendas.

A Hurb destaca que mais de 1,2 milhão de produtos e serviços foram operados pela empresa em 2022. "No mesmo ano, a companhia foi responsável pelo embarque de viajantes para 272 destinos, número 20% maior em relação a 2021. Em 2023, a companhia já operou mais de 433.000 viajantes até a data de hoje. Como acima mencionado, esses números atestam a capacidade da Hurb de operar em alta escala, bem como demonstram o comprometimento da empresa com os seus clientes, mesmo que, globalmente, o setor de turismo ainda não tenha se recuperado totalmente dos efeitos da pandemia de coronavírus", salienta a nota. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas