INFLAÇÃO

Sindicatos fecham acordo para reajuste salarial dos trabalhadores da hotelaria e gastronomia de Gramado

Negócio foi firmado depois de mais de um mês de negociações e divergências; veja mais

Publicado em: 17/12/2024 16:30
Última atualização: 17/12/2024 16:31

A campanha salarial para os trabalhadores da hotelaria e gastronomia de Gramado chegou ao fim. Depois de mais de um mês de negociações e divergências sobre os percentuais, os sindicatos que representam as classes fecharam um acordo, na segunda-feira (16).

OBRAS: Trecho em pare e siga em Nova Petrópolis deve continuar até o final de 2025

Centro de Gramado Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Com isso, foi assegurado um reajuste de 5% no piso salarial da categoria, o que representa um aumento real de 0,4% acima da inflação, baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O valor passará para R$ 1.800,75.

MAIS ÔNIBUS E ROTAS: Licitação do transporte público de Gramado vai acontecer no início de 2025

Para os que recebem acima do piso, haverá a reposição do índice. Dessa forma, o reajuste será de 4,6%, dividido em duas parcelas: a primeira, retroativa a 1º de novembro, e, a segunda, a partir de março do próximo ano. A porcentagem também vale para os auxílios-creche e estudante.

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

“Chegamos ao limite do possível na mesa de negociação, melhorando substancialmente a proposta inicial do segmento patronal, que previa um reajuste abaixo da inflação e parcelamento”, afirma o presidente do Sintrahg, Rodrigo Callais. “As enchentes e o fechamento do aeroporto Salgado Filho trouxeram sérias consequências para o setor, e isso foi determinante para as condições acordadas”, explica o representante dos trabalhadores.

GRAMADO: Bairro Várzea Grande receberá R$ 50,5 milhões em investimento para tratamento de esgoto

Para o presidente do Sindtur, Claudio Souza, a negociação aconteceu dentro da racionalidade, levando em consideração o momento vivido pelo turismo da cidade em 2024, com a catástrofe climática. “Foi um grande esforço do empresariado para repor o valor. E os 5% de aumento no piso foi uma proposta nossa, mostrando que a gente reconhece a importância do trabalhador”, atesta o representante da classe patronal. 

INCLUSÃO: Alunos de escola do interior de Canela estão aprendendo Libras para se comunicar com colega surda

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas