HOMENAGEM
Sessão descentralizada no CTG Manotaço é marcada por entrega de Medalha Farroupilha
Neste ano, o troféu foi esculpido pelo artista Bino Ferreiro, usando como material o aço inox
Última atualização: 18/10/2023 18:55
Em comemoração aos festejos farroupilhas, a Câmara de Vereadores de Gramado realizou na segunda-feira (11) a sua tradicional sessão descentralizada no CTG Manotaço. Na ocasião, o tradicionalista Mariano Leobet, de 69 anos, recebeu a Medalha Mérito Farroupilha do Poder Legislativo.
A distinção foi instituída pela lei 3.809, de 2020 e tem como objetivo homenagear cidadãos que tenham prestado relevante atuação na preservação e valorização do Movimento Tradicionalista Gaúcho no município.
Leobet nasceu em Gramado e sempre foi membro ativo no meio das tradições gaúchas como laçador do CTG Manotaço. Participou de vários rodeios e ganhou grandes prêmios, inclusive um dos mais importantes na cidade de Vacaria, em 1992.
O gramadense foi o único que representou o Estado na 27ª Região Tradicionalista, na cidade de Itapetinga da Serra no Estado de São Paulo em 1993 e ganhou o título. Muitos o denominam como um dos maiores astros do laço que o Rio Grande do Sul já conheceu.
Neste ano, a Medalha Mérito Farroupilha foi esculpida pelo artista Bino Ferreiro, usando como material o aço inox. A confecção da obra em ferro esteve carregada de simbolismo: na ferradura de cavalo, foi utilizado aço casco de navio, representando a lua. Já ao redor da medalha, os grampos de ferradura simbolizam o sol. “Ou seja, uma obra que representa o gaúcho noite e dia!”, explica Bino.
O vereador Rodrigo Paim (MDB), que é vice-presidente do Legislativo e muito ligado ao CTG na cidade, fez o uso da palavra durante a homenagem, em nome dos demais vereadores. “O Mariano tem orgulho em representar o Manotaço, é um exemplo para a gurizada da campeira. É uma honra poder homenageá-lo”, concluiu Paim.