A partida de volta das quartas de final da Terceirona Gaúcha do Centro Esportivo Gramadense (CEG) será no domingo, dia 12, às 15 horas. A equipe está a um empate da semifinal da competição, já que conquistou um resultado positivo e venceu o Cruz Alta fora de casa por 1 a 0. O jogo ocorrerá na Vila Olímpica, no bairro Várzea Grande, e o ingresso custará R$ 10.
Quem seguir na disputa enfrenta o vencedor do confronto entre São Paulo de Rio Grande e Cruzeiro de Porto Alegre.
Vantagem
Conforme o técnico Gustavo Corrêa, o time está trabalhando para a partida como se não tivesse a vantagem. “A gente foca em fazer um jogo melhor e conseguir outro bom resultado”, atesta. Para ele, a evolução dos atletas precisa ser constante e o parâmetro a ser utilizado sempre será a própria equipe. “Tivemos uma dificuldade diferente em cada jogo ao longo da classificatória e isso fez a gente crescer, amadurecer e criar confiança, mas mantendo o pé no chão”, reforça.
“Temos uma equipe unida e conseguimos fazer com que os atletas tenham entendimento do jogo proposto. Quase não tenho trabalho na beira do campo”, brinca o técnico. “Queremos o acesso e vencer o campeonato, mas, independente dos resultados daqui para frente, temos a certeza que construímos um bom trabalho”, frisa Gustavo.
O treinador, ainda, afirma que o pensamento é sempre no próximo jogo. “Todas as equipes que estão no mata-mata têm condição de chegar ao acesso. O nível está equilibrado”, pondera.
Adversário
Sobre o Cruz Alta, Gustavo avalia como um time fisicamente forte e que busca o confronto individual. Além disso, salienta que os adversários contam com jogadores de qualidade no ataque, com característica de definição de jogo. “No primeiro tempo, eles nos deram mais espaço e conseguimos criar mais oportunidades, mas fizeram uma marcação mais forte na segunda etapa. Acredito que vão iniciar com esse jogo mais físico, até porque eles precisam ir atrás do resultado”, aponta.
“A gente pede o apoio da nossa torcida, que é muito importante. Sempre que a Vila Olímpica está lotada, é uma motivação a mais. O confronto será difícil e, apesar da vantagem, é um jogo de mata-mata que envolve muitos aspectos, principalmente mental. É um resultado pequeno e vamos precisar da presença da torcida para a gente confirmar essa classificação”, conclui Gustavo.
“Será um passo de cada vez até o acesso”
Esta é a segunda vez da história que o Gramadense participa da Série B do campeonato Gaúcho. Em 2022, caiu nas quartas de final para o São Borja. Uma das esperanças para garantir a vaga na semifinal deste ano é o camisa 9 Kerlly Anderson.
O atleta, de 22 anos, profissionalizou-se no clube no ano passado, quando defendeu as cores do Gramadense. “Foi um ano de aprendizado, consegui evoluir bastante”, conta o jogador. Natural de Rondonópolis, no Mato Grosso, Kerlly foi campeão estadual mato-grossense pelo sub-17. Depois, foi contratado pelo Apafut, de Caxias do Sul, e atuou no sub-20.
Com a proximidade entre os clubes da Serra gaúcha, veio para Gramado para disputar a Terceirona. Quando a competição terminou, teve uma rápida passagem pelo Brasil de Farroupilha até que firmou contrato com o Monsoon FC, que é o atual campeão da Série B. Pela equipe de Porto Alegre, jogou a Série A2 do Gauchão deste ano.
Kerlly, então, foi emprestado ao Gramadense. “Prontamente, demonstrei o interesse de vir para Gramado”, explica.
Até o momento, são sete gols, sendo ele o goleador do Trem da Serra. “Acho que a Série B é um campeonato bem competitivo, exige bastante fisicamente e mentalmente, nos tira da zona de conforto. O nosso time está se adaptando muito bem. Abraçamos as boas ideias do Gustavo e conseguimos fazer essa boa campanha. Este ano estamos mais focados e determinados em conseguir chegar ao acesso”, garante.
Mesmo tendo feito um hat-trick na partida contra o Sapucaiense, Kerlly destaca que o gol contra o Igrejinha foi um dos mais importantes até o momento, por causa do empate conquistado. Nos acréscimos do segundo tempo, ele converteu uma cobrança de pênalti. “Foi importante por ser um clássico e por não perdermos a partida”, salienta.
O Gramadense permanece invicto. Agora, a cabeça está no jogo do domingo. “Apesar do campo ruim, a gente conseguiu se adaptar rápido no contexto do jogo para sair com o resultado positivo. Será um passo de cada vez até o acesso, mas, com o apoio da torcida, vamos fazer um excelente jogo para conseguirmos seguir à semifinal”, garante.
“Quero continuar fazendo gols, ajudando a equipe da melhor maneira possível”, completa.
LEIA TAMBÉM