abc+

PÁSCOA

Semana Santa em Gramado será aberta com Procissão de Ramos no domingo

Percurso marcará manhã de domingo, com saída da Praça das Etnias e cortejo até Igreja São Pedro

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 22/03/2024 às 18h:00 Última atualização: 22/03/2024 às 18h:01
Publicidade

 A programação do Gramado Aleluia, que integra a Páscoa em Gramado, apresentará a união do lúdico, do artístico e do religioso neste domingo, dia 24. É o início das celebrações da Semana Santa, que terá como ação inicial a Procissão de Ramos.

Procissão de Ramos em Gramado



Procissão de Ramos em Gramado

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Previsto para começar às 9 horas, o percurso deverá ter duração de uma hora. Antes de iniciar a caminhada, que tem saída da Praça das Etnias – também neste período chamada de Vila de Páscoa –, o pároco Neimar Kunzel Pies fará a bênção dos ramos. Quem não tiver os galhos de oliveiras, poderá retirar o seu no momento da atividade ou na igreja.

“Recebemos como doação do Olivas de Gramado um caminhão repleto de oliveiras, coincide a época com a poda das olivas. Fazemos a seleção, organizamos e limpamos para que após possam receber as bênçãos” conta o padre. Em seguida, o cortejo seguirá pela Avenida Borges de Medeiros, até a chegada na Igreja Matriz São Pedro.

Durante o trajeto, encenações artísticas com os mais de 30 atores, representarão a chegada de Jesus Cristo em Jerusalém. Neste ano, inclusive, deve haver novamente a participação de um jumento, que na última edição esteve ausente.

“É um período de festa, a caminhada com os ramos significa essa alegria, do povo, dos fiéis, em caminhar com Jesus para dentro de Jerusalém, o reconhecendo como rei, aos gritos de louvor e glória”, pontua o padre.

O encerramento da procissão terá novamente as bênçãos em frente à paróquia, culminando, então, com a missa. “Na missa das 8 horas também terá a bênção de ramos, assim como das 18h30, dentro da igreja”, complementa Neimar.

Preparativos

A Igreja Matriz São Pedro já está preparada para as celebrações. Em frente à instituição, cruzes foram colocadas no início da semana. Além da Procissão de Ramos, na Sexta-feira Santa haverá a Procissão dos Passos, a partir das 20 horas.

Cerca de 400 pessoas, entre fiéis e comunidades devem participar. Serão oito carros alegóricos, que já estão reformados, e 12 cenas encenadas. No encerramento, também em frente à Igreja São Pedro, o bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom João Francisco Salm, falará sua mensagem de Páscoa.

Últimos dias de Quaresma

Os preparativos para a Páscoa nas igrejas iniciaram ainda em fevereiro, com a Quarta-feira de Cinzas, que marcou o início da Quaresma.

“A comunidade é convidada e incentiva neste período a se recolher para dentro de si, analisar sua vida, intensificar dentro desses 40 dias o espírito de oração, caridade e até alguma abstinência ou jejum como símbolo de mortificação”, explica o pároco.

Chegando ao final da Quaresma, os momentos e ações são fortificados dentro das igrejas. Uma programação especial foi montada, principalmente, a partir da quarta-feira. No dia 27, às 20 horas, ocorre o Ofício das Trevas, na Igreja São Pedro.

“É uma celebração onde se assiste, tem a recitação dos salmos e se entra no espírito da morte de Jesus”, diz.

Na quinta-feira, 28, haverá a missa de lava-pés, na Matriz, Avenida Central e Floresta. Na paróquia da área central, haverá recolhimento de alimentos que serão doados à Fazenda Vale a Pena Viver.

Na Sexta-feira Santa, além da procissão, tem a Celebração da Paixão, às 15 horas, também nas três instituições.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade