PREVISÃO DO TEMPO

Neve em Gramado nos próximos dias? Veja quando há chance do fenômeno na Serra gaúcha

Apesar da previsão de frio, segunda-feira (5) começou com a presença de sol e nuvens na Região das Hortênsias

Publicado em: 05/08/2024 10:24
Última atualização: 05/08/2024 10:56

Gramado, na Serra gaúcha, deverá ter uma semana de tempo instável e com registro de um pouco de tudo: períodos de sol, chuva forte, neblina, calor de quase 30°C, mínimas próximas de 0°C e existe até mesmo uma possibilidade de neve para o final de semana

Gramado terá dias variados nas condições meteorológicas Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

A segunda-feira (5) começou na Região das Hortênsias com a presença de sol e céu encoberto por nuvens. Apesar da chuva do final de semana e da madrugada, as mínimas foram amenas, de 14°C como apontam dados da estação automática em Canela, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A máxima à tarde deve chegar a 25°C. 

Na terça-feira (6), há chance de pancadas de chuva. Novamente as temperaturas estarão em elevação, devido à um bloqueio atmosférico. Enquanto pela manhã os termômetros registram 15°C, ao longo do dia pode chegar próximo dos 30°C, com a marca de 27°C. 

LEIA TAMBÉM: Feira do Livro de Canela é retomada após 4 anos sem ocorrer; veja programação

Já na quarta-feira (7), a instabilidade deve ser mais forte na região. Neste dia, as temperaturas não sobem tanto e ficam entre 14°C e 21°C.

Mais ao final da semana, na quinta-feira (8), conforme a MetSul Meteorologia, uma forte massa de ar frio se desloca pelo Estado. A chuva ainda pode ocorrer e com ela as temperaturas diminuem. Enquanto a máxima será de 16°C e deve ocorrer ainda no começo do dia, as mínimas ficam em 7°C. 

Frio e chance de neve

Na sexta-feira (9) e sábado (10), a chuva fraca ainda pode dar as caras em Gramado. A variação dos termômetros ficará entre 3°C e 11°C.

Segundo a meteorologista Estael Sias, modelos numéricos consultados por vários dias têm indicado a possibilidade de nevar no Sul do Brasil no final desta semana. Entretanto, o fenômeno é de difícil precisão. "Prognósticos na véspera ou dois dias antes do evento costumam ser mais precisos", afirma.

Ainda conforme a profissional, "a condição se assemelha ao que ocorreu no episódio de frio intenso do final de julho de 2021, quando uma “bolha de ar extremamente frio” em níveis médios da atmosfera se deslocou para o território gaúcho e favoreceu a ocorrência de neve no dia 28 daquele mês".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas