A comunidade de Gramado terá um novo complexo de convívio com a natureza, a partir de 2026. O entorno do lago Joaquina Rita Bier será revitalizado, terá mais árvores, espaços para arte e contemplação e caminhadas. A proposta também repaginará a redondeza, já que não existirão mais cercas separando a rua do local.
ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!
Os detalhes do projeto foram apresentadas à comunidade, na quarta-feira, dia 30. Vencedores do concurso nacional, os arquitetos Diego Flamia, Thiago Kajiwara e Ananda Oliveira, da Ocre Arquitetura, trabalharam por cerca de nove meses no projeto básico, que está em processo de aprovação pela Prefeitura de Gramado.
A proposta deles foi a escolhida entre as 27 enviadas ao certame, que teve como parceiro o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS). Nesta semana, foi momento dos profissionais ouvirem, novamente, apontamentos de moradores e representantes de conselhos da cidade.
Responsável por acompanhar a tramitação, o secretário de Planejamento, Rafael Bazzan, adianta que a previsão é que as obras iniciem no próximo ano. “Vão ser desenvolvidos agora os projetos executivo e complementares, bem como as planilhas orçamentárias, com previsão de entrega em dezembro deste ano”, explica. Ao todo, as obras devem durar 12 meses e serão realizadas em etapas.
“Tenho plena satisfação com o trabalho que está sendo desenvolvido, com os resultados. Reforço a minha convicção pessoal de que a modalidade de contratação de projeto de arquitetura por concurso é a melhor, pois não visa o preço e sim a qualidade do trabalho”, aponta.
PROJETO: Espetáculo na Rua Coberta celebra formatura de alunos do Programa de Artes de Gramado
Pontos de conexão em todo o lago
Anfiteatro, café, mirantes e espaço de brinquedos para as crianças farão parte da estrutura, que vai priorizar a circulação de pedestres. Os arquitetos apontam que a ideia de retirar o cercamento de todo o complexo – e também do entorno do lago – é para aumentar os pontos de conexão com a comunidade.
“Ao longo de toda a borda, estamos propondo soluções diferentes de paisagismo, com arbustos mais altos quando tem menos espaço, mas querendo ampliar as zonas de contemplação mais próximas do lago”, salienta Ananda.
OBRAS: Bloco cirúrgico do hospital de Gramado receberá investimento de R$ 2,8 milhões
Todo o entorno do complexo poderá ser percorrido a pé. Haverá, também, alguns caminhos secundários, que passarão por entre as árvores. Bancos lineares de concreto serão construídos, assim como uma praça para suavizar a divisão existente hoje entre o lago e o prédio da Secretaria da Cultura. “Queremos tornar o local mais aconchegante, com mais árvores para trazer mais conforto e sombra”, declara a arquiteta.
MELHORIAS: Base de asfalto para alargamento da pista do aeroporto de Canela está sendo concluída
“A ideia é que se tenha bastante área verde”
Além da reforma e ampliação do banheiro existente, mais um deve ser construído no entorno do lago. O projeto contempla, ainda, uma guarita, academia ao ar livre e dois mirantes sobre a água. O deck de madeira vai receber uma estrutura de concreto para diminuir as manutenções.
MERCADO DE TRABALHO: Feira de empregos em Gramado vai oferecer mais de 250 vagas em empresas
Além de acrescentar novas áreas para exposições de arte externa, haverá o anfiteatro, que será anexo à sede da Cultura, com uma possibilidade para apresentações e mostras. O café que será construído deve ser concedido à iniciativa privada e o valor do aluguel será revertido ao Fundo Municipal de Cultura.
“A ideia é que se tenha bastante área verde, que o pessoal possa usar a grama, fazer piquenique”, corrobora Ananda, reforçando que um projeto de iluminação para que o parque possa ser frequentado à noite também está no planejamento.
MAIS DE 6 MIL ALUNOS: Merendeiros auxiliam nos bons hábitos alimentares dos estudantes de Gramado
Melhoria da qualidade da água do lago
Em paralelo com a requalificação, também foram contratados estudos para elaboração de relatório ambiental sobre as condições da água do lago. O processo teve início em 2022 e, na época, cogitava-se a possibilidade de esvaziar o lago. Contudo, a hipótese foi descartada e começaram medidas para despoluição.
AUMENTO: Reajuste salarial dos trabalhadores da hotelaria e gastronomia de Gramado pode chegar a 6,5%
Neste mês, a Corsan deu início ao trabalho de ampliação da rede de esgoto no bairro para eliminar os efluentes que ainda são despejados no local. “Inclusive, já se observa melhora da água, conforme o acompanhamento que vem sendo realizado pela Secretaria de Meio Ambiente”, atesta Rafael.
Veja as imagens do projeto