Uma frente quente influencia o tempo no começo desta semana em Gramado, na Serra gaúcha. A segunda-feira (19) começou com abafamento e sol entre nuvens. A região também pode receber a fumaça vinda da Amazônia.
A manhã começou com mínima de 22,1°C – praticamente 20°C a mais se comparado com a segunda-feira da semana passada (12). A temperatura está acima da média registrada para essa época do ano. À tarde, espera-se calor como se fosse verão. A máxima na Região das Hortênsias pode chegar a 31°C.
Na terça-feira (20), o tempo fica nublado e existe chance de pancada de chuva e temporais isolados. Já na quarta-feira (21), o sol retorna por breve momento, com novamente um dia quente e máxima acima de 30°C.
LEIA TAMBÉM: FESTIVAL DE CINEMA: Oeste Outra Vez é o escolhido como melhor filme; veja relação dos vencedores
Conforme a MetSul Meteorologia, uma frente quente ocorre na borda de uma massa de ar quente que está se movendo para substituir uma massa de ar mais fria. “O ar quente se move sobre o ar frio. Isso ocorre porque as massas de ar têm diferentes temperaturas e densidades. O ar tropical mais quente é forçado sobre o ar polar mais frio. Isso forma o sistema chamado de frente quente com instabilidade”, afirma.
Com isso, temporais e chance de granizo não são descartados. A instabilidade, contudo, deve ocorrer a partir de quinta-feira (22) na Serra, dia em que as máximas podem chegar a 32°C.
LEIA TAMBÉM