SAÚDE NÃO-CONVENCIONAL

Secretaria de Saúde de Gramado faz pesquisa para saber interesse da comunidade em práticas integrativas no SUS

Yoga, aromaterapia, arteterapia, constelação familiar, auriculoterapia e osteopatia são alguns dos tratamentos complementares

Publicado em: 22/11/2023 14:40
Última atualização: 22/11/2023 14:41

 A comunidade pode participar de uma pesquisa que é realizada pela Secretaria da Saúde, sobre o oferecimento de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) no SUS. O intuito é o nível de conhecimento e de desejo da população de Gramado para que sejam oferecidos esses tratamentos complementares e terapêuticos. 

Práticas integrativas e complementares são tema de pesquisa em Gramado Foto: PMG/Divulgação

As Pics são tratamentos que utilizam recursos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamento para amenizar sintomas em doenças crônicas.

O questionário tem participação anônima e não é preciso preencher nenhum dado pessoal. O objetivo principal é verificar se a população que utiliza os sistemas de saúde do município possui conhecimento sobre as Pics, assim como se desejam que a cidade oferte alguma delas como tratamento complementar através do SUS. 

Para participar, acesse o site.

Conheça as Pics

Talvez você já tenha ouvido falar em alguma das práticas, e não saiba que ela é um tratamento alternativo. São elas: apiterapia, aromaterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, dança circular, geoterapia, hipnoterapia, homeopatia, imposição de mãos, medicina antroposófica/antroposofia aplicada à saúde, medicina tradicional chinesa (com ferramentas como: acupuntura, auriculoterapia, ventosa, Lian Gong), meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, ozonioterapia, plantas medicinais – fitoterapia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, terapia de florais, termalismo social/crenoterapia e yoga.

As Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento tradicional, porém evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e as Pics.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas