A Secretaria da Saúde implantou de forma recente a frenectomia lingual em bebês de 0 a 6 meses, na unidade de saúde do bairro Floresta. Conhecida como “língua presa”, a cirurgia corrige a condição, que causa dificuldade para mamar, atraso no desenvolvimento ou crescimento, problemas na fala, dificuldade para introduzir alimentos sólidos na alimentação da criança, risco de engasgamento e problemas nos dentes relacionados com a dificuldade para manter a higiene bucal.
O diagnóstico verifica se existe alguma alteração do frênulo, uma membrana que une a língua ao assoalho da boca. Ele é feito por meio do teste da linguinha, logo após o nascimento do bebê. O único tratamento para os casos de encurtamento do frênulo labial é a cirurgia chamada de frenectomia lingual, que consiste na remoção total ou parcialmente do freio, a fim de que a língua possa voltar às suas funções normais ou o mais próximo.
O diagnóstico e o procedimento são realizados por médicos, fonoaudiologistas e dentistas da rede pública. “Essa cirurgia está sendo realizada na UBS do bairro Floresta e oferece um importante ganho na saúde dos bebês”, relata a diretora da atenção básica odontológica, Andreia Reck.
LEIA TAMBÉM