A Secretaria da Saúde de Gramado alerta e reforça para a comunidade buscar a vacinação, após novos registros de circulação da febre amarela no Rio Grande do Sul. O Estado emitiu um alerta após quatro bugios mortos pela doença terem sido encontrados na área de floresta de Pinhal da Serra, na divisa com Santa Catarina.
Com os óbitos dos animais, se confirma que há circulação do vírus nas matas. Vale ressaltar que os bugios servem como indicadores da presença do vírus, mas não transmitem a doença para os humanos. Em outubro deste ano, foi confirmada a circulação do vírus em Três Coroas e Caxias do Sul, entre outras localidades.
A febre amarela é uma doença grave, mas pode ser prevenida através da vacinação. Ela é causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano (quando há transmissão dentro das cidades), sendo que até hoje no Brasil, foi observado apenas o ciclo silvestre. A evolução da doença é rápida e o nível de seriedade pode variar, tendo alta letalidade nas formas mais graves.
Os sintomas da doença são febre de início súbito, icterícia (amarelão) e hemorragia, e a principal forma de prevenção é a vacina, que está disponível em todas as salas de vacinação do município, para todas as pessoas entre nove meses e 59 anos, que não estejam imunossuprimidas.
A vacinação é contraindicada para gestantes, mulheres que amamentam bebês menores de seis meses e pessoas imunossuprimidas. Idosos acima de 60 anos podem ser vacinados mediante avaliação e liberação do médico.
Pessoas que não podem ser vacinadas devem evitar passeios e trilhas em florestas e áreas silvestres, uma vez que o mosquito transmissor circula nesta área. Quem vive ou trabalha perto de matas ou precisa exercer atividades silvestres, deve usar repelentes ambientais e corporais, roupas de mangas compridas e mosquiteiros.
No caso de encontro com macacos doentes ou mortos, não se deve manipulá-los. A Vigilância Ambiental deve ser avisada através do telefone (54) 9 9903-4115.
A vacina é oferecida de segunda a sexta, em todas as salas de vacinação. Confira os horários de funcionamento:
UBS Floresta: Das 7h30 às 16 horas, sem fechar ao meio-dia
ESF Várzea Grande: Das 7h30 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia
UBS Centro: Das 8 horas ao meio-dia e das 13 horas às 16h45
UBS CAIC: Das 8 às 11 horas e das 14 horas às 16h30
ESF Pórtico: Das 8 às 11 horas e das 14 horas às 16h30
LEIA TAMBÉM