A Secretaria da Saúde de Gramado alerta sobre a importância da vacinação contra coqueluche no município. O comunicado emitido preocupa pelo surto da doença na Bolívia e diante da baixa cobertura vacinal de crianças na cidade. A pasta solicita que os pais mantenham a caderneta de imunização dos filhos em dia.
A Prefeitura ainda reitera que a vacinação é o melhor método de prevenção, visto Gramado poder receber turistas destas regiões. A coqueluche é uma doença evitável através do imunizante, que está disponível em todas as salas de vacinação do Município para crianças de 2 meses, 4 meses e 6 meses.
Os reforços ocorrem aos 15 meses e aos 4 anos com a vacina DTP, também conhecida como tríplice bacteriana, que além de proteger contra coqueluche, também imuniza contra difteria e tétano.
Como a primeira dose desta vacina ocorre aos 2 meses do bebê, o Programa Nacional de Vacinação recomenda que todas as gestantes com mais de 27 semanas de gestação recebam a primeira dose da vacina contra coqueluche, tétano e difteria, através do imunizante chamado dTpa.
A vacinação das gestantes protege o bebê porque os anticorpos passam pela placenta, garantindo mais saúde ao recém-nascido. Em bebês pequenos a coqueluche pode ser fatal.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags