RECOMENDAÇÕES
Secretaria da Saúde alerta para aumento no número de acidentes na hotelaria de Gramado
Cartilha é lançada com foco em materiais perfurocortantes com risco biológico; entenda
Última atualização: 26/01/2024 11:12
A Vigilância em Saúde do Trabalhador de Gramado realizou, na quinta-feira, dia 18, uma palestra focada na importância dos cuidados com os colaboradores da área hoteleira. A abordagem incluiu a apresentação de um livreto e adesivo informativo, buscando conscientização sobre acidentes de trabalho com materiais que podem oferecer risco biológico.
Esse tipo de acidente ocorre no desempenho das atividades laborais envolvendo exposição direta ou indireta do trabalhador a material biológico (sangue ou fluido) potencialmente contaminado (vírus, bactérias, fungos, príons e protozoários), por meio de material perfurocortante ou não.
Segundo a Prefeitura de Gramado, nos últimos anos, houve um aumento significativo nos acidentes laborais envolvendo materiais perfurocortantes na indústria hoteleira. Em 2023, foram registrados 1.252 acidentes de trabalho, incluindo dez com risco biológico nesse setor, número comparável aos acidentes envolvendo técnicos de enfermagem (14 acidentes), profissionais que enfrentam diariamente exposição.
Diante desse cenário, a Vigilância elaborou um livreto focado na prevenção da contaminação dos colaboradores. “A cartilha abrange desde medidas para evitar acidentes dessa natureza até o descarte seguro do material perfurocortante, visando garantir a segurança dos trabalhadores”, destaca a enfermeira da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Andreia Burille.
O Executivo recomenda que os estabelecimentos realizem oficinas para os colaboradores, utilizando o conteúdo do livreto, distribuído aos representantes dos hotéis e pousadas. Mais informações sobre como adquirir o material em dant@gramado.rs.gov.br ou (54) 9 9985-6032.