ATENÇÃO BÁSICA
Saúde cria manual para protocolos de tratamento de lesões e feridas no município
Devido à alta incidência de pacientes atendidos nos postos de saúde com lesões de pele, Secretaria verificou a necessidade de aperfeiçoar os conhecimentos
Última atualização: 27/02/2024 11:55
A Secretaria da Saúde de Gramado criou um manual para normatizar as condutas de Enfermagem no tratamento de lesões de pele nos Serviços de Atenção Primária à Saúde no Município. O objetivo é qualificar a assistência no tratamento de feridas.
A pasta identificou a necessidade de aperfeiçoar conhecimentos técnicos e científicos, após a alta incidência de pacientes atendidos nos postos de saúde com lesões de pele, sobretudo em pacientes com diabetes mellitus, insuficiência venosa, insuficiência arterial e portadores de outras condições crônicas que possuem difícil cicatrização.
O manual prevê o tratamento continuado desses pacientes e contribui para a escolha do melhor curativo para cada paciente, conforme suas demandas individuais.
Para atender as demandas, a gestão municipal adquiriu produtos e materiais tecnológicos para cobertura de feridas.
“É fundamental no tratamento do paciente com ferida a assistência sistematizada pautada em protocolo, que contemple avaliação clínica, diagnóstico precoce, planejamento do tratamento, implementação do plano de cuidados, evolução e reavaliação das condutas e tratamento, além de trabalho educativo permanente em equipe, envolvendo o paciente, familiares e cuidadores”, destaca a diretora da Atenção Básica, Daniele Swaizer.
Nos dias 8 e 9 de fevereiro, todos os profissionais de Enfermagem da Secretaria da Saúde receberam capacitações, para a utilização do Manual Básico para Tratamento de Feridas. As normativas incluem fluxo de atendimento e atribuição dos profissionais, avaliação, tratamento de feridas e estudo de caso, e prática de aplicação de coberturas.