abc+

ESTRUTURAS DE SEGURANÇA

Sala das Margaridas começa a funcionar em Gramado

Espaço é destinado para atendimento de mulheres vítimas de violência; governador em Exercício participou da inauguração

Mônica Pereira
Publicado em: 14/04/2024 às 11h:44 Última atualização: 14/04/2024 às 11h:44
Publicidade

A 82ª Sala das Margaridas do Rio Grande do Sul começa a operar em Gramado. Desde a sexta-feira (12), mulheres em situação de violência contam com um ambiente mais humanizado para que possam registrar ocorrências, prestar depoimentos e solicitar medidas protetivas.

Com a presença do governador em Exercício, Gabriel Souza, Sala das Margaridas é inaugurada em Gramado



Com a presença do governador em Exercício, Gabriel Souza, Sala das Margaridas é inaugurada em Gramado

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

O espaço fica dentro da Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) da cidade, que funciona 24 horas por dia de sete dias por semana, desde dezembro do ano passado, localizada na Rua João Carniel, número 525, no bairro Carniel.

Em uma força conjunta de esforços, entre poderes públicos e iniciativa privada, a sala conta com decoração especial e também brinquedos, com o intuito de criar um lugar mais acolhedor, garantindo, ainda, privacidade para o relato das situações de abuso sofridas.

Conforme a Polícia Civil, a Sala das Margaridas é utilizada para todos os encaminhamentos previstos pela Lei Maria da Penha e os atendimentos acontecem, sempre que possível, por uma policial mulher.



Inauguração

As dependências da Delegacia de Pronto Atendimento e a Sala das Margaridas foram oficialmente inauguradas, na noite da sexta-feira.

O ato contou com a presença de autoridades, como o governador em Exercício, Gabriel Souza, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, o secretário da Segurança Pública do Estado, Sandro Caron, o subchefe de Polícia, delegado Heraldo Chaves Guerreiro, e o delegado regional Gustavo Barcellos.

Para Barcellos, a ação é simbólica, mas de grande importância para mostrar às comunidades a estrutura construída para atendimento da população. “É, principalmente, para agradecer ao poder público, agradecer a todos os empresários que auxiliaram, porque sem eles não teria acontecido”, aponta o delegado.

Na oportunidade, foi também lançada a ideia de construir uma casa de passagem em uma das salas que há no local para que mulheres vítimas de violência doméstica possam ter um ambiente de acolhimento provisório.

“Temos um espaço obsoleto no prédio. E a gente pensa em uma passagem de um ou dois dias no máximo. É a garantia de que a mulher consiga se estruturar, assim conseguimos fazer todo o ciclo de proteção. Às vezes, ela não denuncia porque sabe que não vai ter para aonde ir”, esclarece.

Em conversa informal, o governador em Exercício e o secretário estadual de Segurança Pública aprovaram a iniciativa. Se colocada em prática, será algo inédito no Estado.

Atendimento à demanda da região

Com funcionamento há pouco mais de quatro meses, a DPPA foi criada com o intuito de atender a crescente demanda da segurança pública, incluindo comunidade e turistas. O órgão abrange os municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Picada Café, que possuem juntos quase 120 mil habitantes, além dos 8 milhões de turistas que passam pelas cidades por ano.

Governador em Exercício, Gabriel Souza, participou da inauguração da DPPA e Sala das Margaridas de Gramado



Governador em Exercício, Gabriel Souza, participou da inauguração da DPPA e Sala das Margaridas de Gramado

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Após a saída da Delegacia Regional do prédio, foi investido em todo de R$ 200 mil para as adequações. O local conta com celas, alojamento para policiais que reforçam o efetivo local, sala de apreensões, e, agora, a Sala das Margaridas. O aluguel é custeado pela Prefeitura de Gramado, com valor mensal de R$ 13,5 mil.

“Com a Delegacia de Pronto Atendimento com condições, não só do ponto de vista estrutural, mas também com seus servidores da Polícia Civil, nós vamos ter maior eficiência na segurança pública. Já a Sala das Margaridas, uma ação singela do governo do Estado e da Polícia Civil, é fundamental para que a vítima seja bem-acolhida”, frisa o governador em Exercício, Gabriel Souza, que assume a função de chefe do Executivo estadual durante viagem de Eduardo Leite à Itália e Alemanha.



“Vai melhorar, com certeza, o atendimento da população e fará um diferencial muito grande para a segurança pública. Gramado é uma cidade turística e não se faz turismo sem segurança pública”, alega o subchefe de polícia, delegado Heraldo. “Quando se faz uma inauguração, quando se melhora a delegacia, melhora-se as condições de trabalho, melhora o ânimo do policial”, reitera.

As palavras foram sublinhadas pelo prefeito Nestor Tissot. “Com esse trabalho e investimentos em saúde, todos que aqui vivem e que por aqui passam, estarão seguros e felizes”, comenta.

O secretário da Segurança Pública do Estado, Sandro Caron, reforça que esteve fora do Rio Grande do Sul por 12 anos e que a imagem do Estado para o resto do Brasil é a Serra gaúcha.

“Sabemos que isso vem das belezas, da grande capacitação dos setores de hotelaria, de serviços, da organização, da limpeza e também que a segurança pública. Isso só aumenta o nosso compromisso de trabalhar ainda mais. Nós vamos retribuir toda essa parceria fazendo uma segurança cada vez melhor em toda a região”, pondera.

O secretário garante que a meta da pasta neste ano é a interiorização. “É rodar por todo o Rio Grande do Sul, pois o gestor tem que sair da cadeira, conhecer a realidade para tomar as melhores decisões. O escritório dos gestores da Segurança Pública do Rio Grande do Sul em 2024 vai ser a viatura”, salienta. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade