As bancadas do MDB e PSDB indicaram e tiveram aprovadas por unanimidade na Câmara de Vereadores de Gramado, duas personalidades que receberão o título de Mulher Cidadã, na 13ª Semana Legislativa, em maio.
A bancada do MDB sugeriu o nome de Silvana Geis, para representar na área Atividades Comunitárias. Ela tem 54 anos e mora em Gramado há mais de três décadas. Esposa de Lauro Lovatto, teve os filhos Laura, hoje com 22 anos, e Matheus, com 20.
Neste ano, o casal completa 30 anos como membro do Orbis Clube Várzea Grande. Inclusive, são um dos casais fundadores do clube de serviço, assim como outros três. Silvana é a presidente da entidade pela terceira vez.
Já pelo PSDB, a proposição homenageia Bertha Zanatta na área de Defesa dos Direitos Humanos. Ela é nascida em São Miguel do Oeste (SC) e é filha dos gramadenses Ivo Zanatta e Anita Crivelatti Zanatta.
Aos 16 anos acompanhou seus pais no retorno ao Rio Grande do Sul. Morou em Canela alguns anos, mas sempre trabalhou em Gramado, onde reside desde 2013.
Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo em 1997 e no ano de 2016 fez especialização em Acessibilidade Arquitetônica. Atua para eliminar barreiras e promover a inclusão social através de uma arquitetura mais humana e universalista.
Desde 2023 é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Gramado (Comped) e vem continuamente desenvolvendo projetos e ações que garantam os direitos das pessoas com deficiência no município de Gramado.
LEIA TAMBÉM