Gramado completa 70 anos em 2024. Mas a história inicia muito antes, e, o desenvolvimento da cidade passa, principalmente, pela Estação Férrea localizada no bairro Várzea Grande. Por lá, são mais de 100 anos. O espaço, que reúne a memória do entorno, município e região, passa por uma revitalização desde o ano passado.
Além das melhorias na estrutura, o Museu do Trem, como é chamado, terá todo o seu acervo reorganizado. Além disso, placas serão instaladas no entorno para atrair e informar os visitantes e a comunidade.
A reforma deve ser concluída em abril e faz parte de um movimento para a reconstrução da memória ferroviária do município. A partir daí, o espaço receberá uma nova expografia e também passará a contar com um repositório digital para preservação e difusão do acervo histórico e outras ações culturais e comunitárias.
“O Museu do Trem é um espaço fundamental para a preservação da história de Gramado e mantê-lo adequado para visitação da nossa comunidade e de visitantes é obrigação do município. Além da reforma estrutural, cujo projeto foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Governança, ainda temos todo um plano museológico e uma nova expografia que vem sendo criada pelo coordenador do espaço, o historiador Wanderley Cavalcante”, destaca o Secretário da Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato.
LEIA TAMBÉM