Os fornos coloniais no Centro de Gramado, espaço querido pela comunidade e turistas, foi reaberto nesta sexta-feira (15) após reforma na estrutura. Durante um período de dez dias, o público não pode usufruir das compras na localidade ou ainda, sentir o cheiro dos pães e cucas frescos, recém saídos do fogo.
Localizada no interior da Praça das Etnias, a obra foi executada pela própria Associação dos Fornos de Gramado, buscando oferecer uma infraestrutura ainda melhor para os agricultores e visitantes que procuram o local.
O vice-presidente da entidade, Severino Ecker, conta que foram realizadas pinturas internas e externas, instalação de placas indicativas e novos equipamentos, além de reparos na rede elétrica e manutenções em geral.
“O ambiente atende todas as normas de trabalho e ficou mais apropriado para as necessidades dos agricultores no dia a dia. Vai melhorar a logística e contribuir com nosso trabalho”, relata Severino.
Os fornos coloniais funcionam diariamente, das 8 horas às 18h30, onde 186 famílias do interior de Gramado se revezam para a comercialização dos seus produtos.
No local, os visitantes encontram diversos tipos e sabores de pães caseiros e cucas, além de biscoitos, apffelstrudel (doce de maça) e outras delícias típicas dos imigrantes.
O turista Djalma Batista Almeida, de Sorocaba (SP), aprovou a revitalização do espaço. “Está muito bom. O atendimento é excelente e percebemos os cuidados com a higienização. Pelas redes sociais vimos que teria esta reforma e o resultado foi maravilhoso. Dá vontade de levar tudo para casa”, comentou Djalma.
Já o coordenador das Agroindústrias de Gramado, Eliezer Lima, destaca a parceria entre o poder público e a Associação dos Fornos. “Quem ganha é a cidade de Gramado”, completa.
LEIA TAMBÉM