abc+

INVESTIGAÇÃO

Saiba por que vereador de Gramado pode ter o mandato cassado por quebra de decoro na conduta pública

Após denúncia, Câmara fará uma sessão extraordinária para deliberar sobre o caso; saiba os detalhes

Mônica Pereira
Publicado em: 16/01/2024 às 17h:58 Última atualização: 16/01/2024 às 17h:58
Publicidade

O vereador de Gramado Volnei Desian, mais conhecido como Volnei da Saúde (PP), pode ter o mandato cassado. Na tarde da segunda-feira (15), o pedido de cassação foi protocolado na Câmara de Vereadores. O documento, alegando falta de decoro na conduta pública, está baseado no regimento do Legislativo gramadense. A denúncia é sobre um suposto crime de estupro de vulnerável.

Câmara de Vereadores de Gramado



Câmara de Vereadores de Gramado

Foto: Arquivo GES

A Polícia Civil confirma que existe uma investigação sobre o caso, mas não informa detalhes do inquérito. O fato teria acontecido em dezembro de 2019 e o registro policial foi realizado em abril de 2023.

Parlamentar estará na sessão da segunda, dia 7



Parlamentar estará na sessão da segunda, dia 7

Foto: Divulgação

A partir do pedido de cassação, a Presidência da Câmara convocou uma sessão extraordinária para a quinta-feira (18), às 16 horas, para que os vereadores decidam em plenário se recebem ou não a acusação contra o progressista. Caso a maioria rejeite a denúncia, o caso será arquivado. Se aprovada pela maioria, passará para análise da Comissão de Ética do Legislativo.

Nas últimas eleições, em 2020, Volnei foi o segundo vereador mais votado de Gramado, com 1.304 votos. Ele deixou a cadeira para assumir o cargo de secretário municipal adjunto da Saúde, mas retornou à Câmara em agosto de 2023.

Em uma “nota à população gramadense” enviada à reportagem do Jornal de Gramado, Volnei afirma que “esclarecimentos já foram prestados para a autoridade policial, sendo que o vereador desde o princípio colabora com as investigações e é o mais interessado em ver a história devidamente esclarecida”.

“Antes de se fazerem juízos precipitados – comuns na era das redes sociais – é prudente que se aguarde o devido andamento do processo, ainda mais em vista da gravidade da acusação. Uma reputação de décadas de trabalho comunitário não será destruída com uma falácia acusatória num jogo de interesses escuso e sujo”, cita a nota.

Ainda, o parlamentar aponta que “seguirá com sua atuação em prol da sociedade gramadense”, destacando que “a acusação não tem fundamento, nem coerência”. “Todos aqueles que conhecem o vereador Volnei da Saúde sabem de sua índole e caráter, bem como do tanto que já ajudou e trabalhou pela comunidade gramadense”, concluí o pronunciamento.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade