CHEGOU O FIM DE ANO
Saiba como estão as expectativas do comércio de Gramado com a temporada de Natal e reabertura do aeroporto
Previsão é de que a ocupação dos hotéis passe da média de 30% para até 70% nos próximos meses
Última atualização: 29/10/2024 12:13
A reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, aliado ao início da temporada natalina, aumenta as expectativas e esperanças do trade turístico da Serra gaúcha. A previsão é de que a ocupação dos hotéis passe da média de 30% para até 70% nos próximos meses.
A projeção é confirmada pelo secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato. “O Natal Luz é o nosso carro-chefe agora e deve ser nosso grande alimentador, digamos assim, para as perspectivas de retomada”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Atrativo turístico em Canela terá show de acendimento e fogos na chegada de 2025
A expectativa é que o número de visitantes se intensifique, principalmente, entre os meses de novembro e dezembro.
Números parecidos
Um dos mais tradicionais hotéis de Gramado, o Serrazul espera uma ocupação de 70% em novembro e mais de 80% em dezembro, mesmos números de 2023. “Havia uma insegurança por parte das pessoas, mas, a partir do momento que foi anunciada a retomada do aeroporto, começamos a ter um retorno bastante rápido e de volume de reservas”, explica o sócio-diretor Eduardo Perine.
O estabelecimento ainda terá vista privilegiada para o Grande Desfile de Natal, que retorna para a Avenida das Hortênsias. “Só temos o que comemorar, nossos hóspedes têm camarote particular para assistir ao maior evento natalino do País”, brinca.
VEJA AINDA: Estrada entre Gramado e Canela receberá obras de conservação; atente-se aos trechos
Expectativa é voltar a faturar no comércio
O Sindilojas Região das Hortênsias realizou uma pesquisa em outubro, junto a seus associados, sobre as perspectivas para a temporada. Cerca de 50% dos estabelecimentos acreditam que ainda neste mês devem manter o mesmo volume de vendas que no mesmo período no ano anterior; 42,9% projeta vender de 10% a 20% e 7,1% deverá vender de 21% a 30% a mais que 2023.
“O fim do ano sempre gera muita expectativa no comércio de nossa região. Embora tenhamos passado por esta situação complexa, projetamos uma boa movimentação, o que está criando uma prospecção positiva no aumento do faturamento”, destaca o presidente, Guido Thiele.
Nos últimos meses, 85,7% das empresas varejistas tiveram queda no faturamento. Desses, 38,5% teve redução de 41% a 60%.
SONHO DE NATAL: Quando começa a Descida do Papai Noel das torres da Catedral de Pedra