ECONOMIA LOCAL

Saiba como é a atuação institucional de Gramado em prol do turismo

Expectativa é que número de visitantes na cidade chegue a 8,3 milhões em 2023

Publicado em: 03/12/2023 09:26
Última atualização: 03/12/2023 09:43

Gramado deve fechar o ano de 2023 com 8,3 milhões de visitantes. O número representa um acréscimo de quase 10% na visitação, se comparado ao ano passado. Somente de janeiro a outubro, foram 508 mil visitantes a mais do que em 2022.

Calendário de feiras e workshops para 2024 foi deliberado com o trade Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Os atrativos e a hospitalidade da região, somados com a atuação institucional da Secretaria de Turismo da cidade, são apontados como ingredientes para o sucesso. O vice-prefeito e secretário de Turismo, Luia Barbacovi, destaca que a pasta tem o papel de manter as relações políticas e também de divulgação do destino em outros lugares do País e até do mundo. A equipe, formada por nove pessoas, atua em feiras e promove workshops com o intuito de mostrar tudo o que o município tem a oferecer.

Em 2023, foram aproximadamente 15 feiras de turismo que contaram com a participação de Gramado, entre elas a BTL, em Portugal, e a FIT, na Argentina, com a proposta de expandir a representação da Serra junto ao mercado do Mercosul e também europeu. Em paralelo, foram cerca de 15 workshops realizados, atingindo mais de 2 mil profissionais do setor. Com a ideia de ter uma aproximação maior com agentes de viagens, a Secretaria de Turismo promove esses encontros, que iniciam com uma rodada de negócios. Além da Prefeitura, representantes de empresas da cidade são convidados e podem apresentar seus produtos.

Para o ano que vem

Workshop realizado no Norte do País para agentes Foto: Divulgação
Para 2024, o calendário foi montado e aprovado pelo trade turístico. Argentina, Paraguai e Uruguai receberão workshops da Secretaria de Turismo no próximo ano. “Queremos nos aproximar dos agentes de viagens e fazer com que mais turistas do Mercosul venham para Gramado. É buscar reter esse turista por aqui, porque ele passa pelo Rio Grande do Sul, mas acaba indo para o litoral catarinense”, descreve Luia.

O orçamento do setor de promoção turística gramadense tem o teto de R$ 2 milhões, verba oriunda do Fundo Municipal de Turismo, que é composto por valores dos pedalinhos e quiosques do Lago Negro e do Museu do Festival de Cinema. Entretanto, o secretário afirma que não se gasta todo o montante. “Fazemos parcerias com o Ministério do Turismo, Embratur e operadoras para que possamos estar nos estandes deles nas feiras. Com isso, diminuímos os custos na participação. Esse trabalho é fundamental para que cada vez mais pessoas conheçam Gramado”, conta Luia.

Capacitação on-line

Gramado possui, ainda, uma capacitação on-line e gratuita sobre a cidade. Mais de 1,5 mil pessoas já conseguiram o certificado de “especialistas em Gramado”. O material pode ser acessado pelo site oficial do Turismo – gramadoinesquecivel.tur.br - e reúne dados do município, história, pontos turísticos e boas práticas no atendimento.

Observatório

Luia Barbacovi Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Os números de Gramado impressionam. A cidade possui cerca de 24 mil leitos, divididos em 230 hotéis e pousadas, e 30 mil cadeiras em cerca de 300 meios de alimentação (restaurantes, bares, cafés). Para que investidores, trade, comunidade e impressa tenham acesso a essas informações, a Secretaria está lançando o Observatório de Turismo.

Elaborado em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), que venceu o processo licitatório, os boletins, incluindo fluxo turístico, ocupação hoteleira e perfil do turista ficarão, à disposição para consulta no site da Secretaria. A expectativa é que as divulgações iniciem até o começo de 2024. “Os números vão auxiliar na tomada de decisões dos estabelecimentos de Gramado, bem como em possíveis investidores. O Observatório de Turismo vai ser a fonte oficial de informação”, atesta o secretário

Destino Turístico Inteligente

Dentre as ações realizadas pela Secretaria de Turismo em 2023 se destaca a participação no programa do governo federal Destino Turístico Inteligente (DTI). O município foi um dos dez selecionados pelo Ministério do Turismo e está passando por uma consultoria. Após seis meses de trabalho, um plano de ação foi construído e enviado para aprovação. Com o comprometimento em melhorar aspectos como a mobilidade, acessibilidade e os dados em relação ao setor, a distinção de destino turístico inteligente em transformação será concedido a Gramado.

Projetos da Secretaria

A pasta de turismo de Gramado também tem projetos que estão sendo desenvolvidos para os próximos meses. Roteiros Uma consultoria será contratada para atuar na área rural. “A nossa ideia é divulgarmos o interior como um todo, há muitos atrativos fora dos roteiros que já existem e as pessoas também querem poder ir de carro apreciar essas nossas belezas”, adianta Luia. Ainda, um guia com opções de atrativos culturais será criado, assim como um novo vídeo institucional de Gramado.

Obras

Pensando em obras físicas, a Secretaria de Turismo planeja reestruturar a área do Centro de Informações Turísticas e banheiros públicos, que ficam na área central. O local recebe mais de 100 turistas por dia e o objetivo é tornar o espaço mais atrativo. O projeto está sendo elaborado pela Secretaria de Governança da Prefeitura.

Outra proposta estrutural da Secretaria, junto com a Gramadotur, responsável pela realização dos eventos públicos da cidade, é revitalizar o Expogramado. Com a falta de centros para eventos corporativos na cidade, há o plano de construir novas salas e espaços dentro do Expo.

Para isso, será necessário retirar os materiais do Natal Luz que ficam guardados no local. “Queremos construir um depósito em algum outro lugar e aí liberar esse espaço para que possa ser locado para eventos. Também estamos pensando no projeto para construir um espaço administrativo separado para a Secretaria de Turismo e Gramadotur”, aponta o secretário.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas