2024 iniciou e junto o calendário de eventos de Gramado começa a ganhar forma. Os preparativos para a Vindima já começaram e a programação, tanto cultural, quanto da colheita de uva, ocorrem de 8 de fevereiro a 3 de março.
Conforme divulgado pela Emater RS-Ascar, através da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização das atividades, a expectativa é de uma safra de uma tonelada e meia da fruta.
A terceira edição da Vindima em Gramado terá 25 dias de duração, com programação voltada para as experiências e oportunidades de crescimento que o enoturismo proporciona para a região da Serra gaúcha.
Entre as novidades estão a nova decoração com espaços instagramáveis na Praça das Etnias, local que se transforma na Vila do Vinho.
A programação terá a presença de enólogos, experiências sensoriais e gastronômicas com refeições harmonizadas, tanto no Centro da cidade quanto nas sedes das vinícolas, pisa da uva, degustações nos parreirais e atrações musicais.
“Estamos preparando muitas novidades para esta edição, a começar pela nova identidade visual. Traremos um evento maior e com protagonismo na programação anual da cidade integrando as vinícolas, visitantes e área central da cidade, além de uma chegada forte da gastronomia como parte integrante de todo contexto”, destaca o gestor do evento, Tiago Schmitt.
Produção de uva e derivados têm crescimento
Gramado conta com 90 hectares de nove produtores que trabalham e se dedicam à produção de uva. De acordo com a Emater, entre as variedades cultivadas se destacam a uva bordô para vinhos coloniais e sucos e outras como niágara, ghoethe, cabernet, merlot e chardonnay.
Cerca de 100 mil garrafas de vinho e 100 mil litros de suco artesanal de uva são produzidos de forma anual.
Todos os produtores e vinícolas do município participarão do evento com exposição e venda de produtos como vinhos, sucos, geleias, espumantes, licores, entre outros.
“O período da Vindima é um dos mais bonitos em Gramado e vem tendo um crescimento de visitação a cada temporada. Para a 3ª edição esperamos receber em Gramado cerca de 200 mil visitantes com muita alegria e todas experiências e vivências de qualidade que o enoturismo pode oferecer”, destaca a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
LEIA TAMBÉM