NO LAGO JOAQUINA

Sábado de feira de adoção de animais e de comemorar o primeiro ano da Feira Criativa

Mais de 20 cães, entre filhotes e adultos, estavam disponíveis para serem levados para casa

Publicado em: 20/04/2024 12:19
Última atualização: 20/04/2024 12:19

O céu azul e o sol que aumentava a sensação térmica pela manhã deste sábado (20), em Gramado, oportunizaram a realização de uma feira de adoção de cães, pelo Programa Posse Responsável, da Vigilância em Saúde.

Mascote da Posse Responsável, na feira de adoção de cães no Lago Joaquina Rita Bier, em Gramado Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

A atividade, em alusão ao Abril Laranja, mês de prevenção e combate aos maus-tratos, trouxe grande público para conhecer os cerca de 20 pets disponíveis, entre filhotes e adultos. A ação contou com a presença do novo mascote do programa, o Valente. Ainda, houve distribuição gratuita de pipoca durante as duas horas de realização, por parte de clube de serviço.

Além da adoção, a comunidade pode conferir uma exposição, em parceria com a Associação Mãos Dadas Patas Salvas, com fotografias dos animais disponíveis para serem levados para casa. O adotante ganharia de presente a imagem do seu pet.

Quem esteve presente no evento foi o vice-prefeito da cidade, Luia Barbacovi. Ele ressaltou a importância de realizar estes momentos. "Primeiro, por ser uma oportunidade de adotarem um cão e levarem novos companheiros, e segundo, por ajudarem a contribuir com a saúde do município, já que em nossos abrigos temos em torno de 300 animais e, no momento que se adota, abre-se espaço para outros que são abandonados ou sofrem maus-tratos", explica.

Feira de adoção de cães no Lago Joaquina Rita Bier, em GramadoFernanda Fauth/GES-Especial
Feira de adoção de cães no Lago Joaquina Rita Bier, em GramadoFernanda Fauth/GES-Especial
Exposição dos animais disponíveis na feira de adoção de cães no Lago Joaquina Rita Bier, em GramadoFernanda Fauth/GES-Especial
Feira de adoção de cães no Lago Joaquina Rita Bier, em GramadoFernanda Fauth/GES-Especial

Para este sábado, o pensamento é positivo. "A expectativa é de adotar a maioria, num montante de 300, 20 pode parecer pouco. Mas já é um princípio, a feira motiva outras pessoas a durante a semana, outros dias, a procurarem a Vigilância e o próprio abrigo a adotarem. Tem muitos cães maravilhosos e eles serão grandes companheiros das famílias, começam a fazer parte das famílias", finaliza o vice-prefeito.

Do abrigo para a Linha Tapera

Já Diva Maria Libardi Riegel é moradora da Linha Tapera e irá levar para seu lar um dos cães adultos. Com 78 anos, estava em um gazebo localizado na Vila Joaquina, que realiza brechó para o Instituto Santíssima Trindade.

Diva adotou um cãozinho durante a feira Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

"Eu vi essa movimentação, como estou precisando, para fazer companhia para a minha cadelinha grande, que perdeu o companheiro por câncer, me interessei por esse rapazinho, o Cotoco. Ele tem em torno de dois anos, é muito lindo e sociável, acho que o processo de adoção vai dar certo sim", comenta.

Logo após a entrevista, ela já preencheu a ficha de posse responsável. "É muito importante adotar, é um ato de amor. Temos na família cães adotados e são sensacionais", coloca.

Primeiro ano da Feira Criativa

Em paralelo à Feira de Adoção, a lateral do Lago Joaquina Rita Bier abrigava a Feira Criativa. Neste sábado, completa um ano de realização. Atualmente, o momento de exposição e venda dos produtores e artesãos gramadenses ocorrem todos os finais de semana, do começo da manhã aos finais de tarde.

Artesanato, panos de prato, quadros, fantoches e essências são alguns dos produtos disponíveis para comercialização.

Feira Criativa da Vila JoaquinaFernanda Fauth/GES-Especial
Feira Criativa da Vila JoaquinaFernanda Fauth/GES-Especial
Feira de adoção de cães no Lago Joaquina Rita Bier, em GramadoFernanda Fauth/GES-Especial

Rosângela Teixeira participa todos os sábados, há seis meses, do evento. Ela divide o espaço dentro de uma associação, a ACAVG, dedicada a artistas plásticas e artesãos. Ela costuma e faz a mão os fantoches e faz toalhinhas e panos personalizados e a pronta entrega.

"É maravilhoso poder usar esse espaço com essa feirinha, eles utilizam mais, atrai o morador e o próprio turista. E a feira beneficia em tudo, financeiramente, fazemos novas amizades", comenta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas