FINAL DE SEMANA
Ruas de Gramado ganham banners com letra do hino rio-grandense; saiba como está o movimento na cidade
Primeiro dia do mês de junho é marcado pelo tempo ensolarado na Serra gaúcha
Última atualização: 01/06/2024 12:23
O primeiro dia do mês de junho é marcado pelo tempo ensolarado na Serra gaúcha. Apesar do frio registrado logo no início da manhã, quando a mínima atingiu 8,8°C em Canela, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem subir e pode chegar aos 22ºC à tarde na Região das Hortênsias.
Em Gramado, as poucas nuvens que chegaram no céu no início do dia, dissiparam e deram alegria a quem resolveu acordar cedo e curtir o final de semana.
Pelas ruas da área central, a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, e a Gramadotur, autarquia municipal de turismo, responsável pela realização dos eventos na cidade, estenderam banners nos postes. Uma forma de homenagear o Rio Grande do Sul, após a catástrofe climática.
Cada bandeira contém uma estrofe do hino rio-grandense.
Final de semana de retomada
O final de semana também é de feriadão, para quem pôde estender a data comemorativa de Corpus Christi, na quinta-feira (30). Após o mês mais chuvoso da história do Estado, esses dias marcam a retomada econômica da região. Parques, atrativos temáticos, restaurantes e até hotéis que tinham dado férias coletivas aos funcionários, devido ao baixo movimento, retornam o atendimento.
Com a previsão de sol até, pelo menos, segunda-feira (3), o público volta a tomar as ruas da cidade.
Nesta manhã de sábado (1º), por volta das 8h30, o movimento ainda era tranquilo. Turistas faziam seus registros nos famosos termômetros e em frente à Igreja São Pedro. Uma opção de atrativo para quem estiver na cidade é a Feira das Agroindústrias, que ocorre até domingo (2), na Praça das Etnias, das 9 às 18 horas.
São 18 produtores rurais comercializando desde queijos, doce de leite e geleias, até tábuas de frios. Há, ainda, apresentações de artistas da Associação Cultural Etnias de Gramado, com música ao vivo e participação de coral.
Já quem utiliza o trânsito, também percebe que a presença de carros é maior. Na sexta-feira (31), engarrafamentos ocorreram na avenida Canela/Gramado, mesmo com a liberação de meia pista da RS-235, após limpeza da queda de barreiras.
O fluxo mais alto de automóveis reflete também nos estacionamentos, que são ocupados em sua totalidade. O rotativo cobrado pela Rek Parking segue suspenso até este domingo.
Em alguns restaurantes, durante à noite de sexta, foram registradas filas. As promoções, aliadas às campanhas com doação de donativos chamam a atenção de quem deseja consumir e economizar. Em um estabelecimento de fondue, que tinha ação promocional solidária, a espera chegou a quase duas horas.