abc+

UM MÊS DE CHUVA EM HORAS

Rompimento de lago em condomínio pode ter aumentado alagamentos em Canela; entenda

Canela registrou uma forte chuva no sábado, dia 17 de fevereiro, que causou mais de 20 pontos de alagamento, em diferentes bairros

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 23/02/2024 às 10h:57 Última atualização: 23/02/2024 às 11h:36
Publicidade

Canela registrou uma forte chuva no sábado, dia 17 de fevereiro, que causou mais de 20 pontos de alagamento, em diferentes bairros. Conforme a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que fica no aeroporto, foram 129 mm de precipitação – o equivalente à média para todo o mês. 

Estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)  em Canela apontou chuva de 129 mm em poucas horas



Estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Canela apontou chuva de 129 mm em poucas horas

Foto: Reprodução/redes sociais

A última semana foi de manutenção ampliada pela prefeitura, assim como averiguação das bocas de lobo. 

Assim que houve os primeiros alagamentos, a Prefeitura de Canela iniciou o mapeamento dos locais atingidos. No bairro São José, equipes da Secretaria de Obras realizaram uma análise minuciosa das galerias locais.

Constatou-se, na ocasião, que não havia obstruções. Os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente devem concluir em breve um relatório, cujo objetivo é determinar as ações necessárias para lidar com a situação ambiental.

“Esse documento, fruto de análises aprofundadas e levantamentos de dados precisos, será essencial para direcionar os esforços em prol das melhorias daquela região”, afirma o Executivo municipal.

No bairro São Luiz, uma análise técnica é realizada, com o objetivo de elaborar um projeto de canalização dos pontos problemáticos. No total, cinco famílias serão contempladas com kits de moradia nos bairros São José e São Luiz.

Situação de lago rompido

As equipes da Secretaria do Meio Ambiente também estudam a possibilidade de ter ocorrido um rompimento ou transbordamento de um lago, localizado em um condomínio fechado, no bairro São José.

Segundo informações, um talude teria rompido, o que fez o lago esvaziar. O excesso de chuva trouxe consequências aos residentes da área, que, além das vias totalmente tomadas por água, viram ela entrar em suas moradias.

O condomínio foi notificado para apresentar um plano de recuperação e prestar auxílio aos moradores afetados, que tiveram suas casas inundadas.

Obras

O servidor da Secretaria de Obras Felipe Hahn é chefe da equipe de drenagem e tem 25 anos de serviço público. Ele destaca que os trabalhos são realizados constantemente, mas nesta semana estão concentrados nas vistorias e reparos no São José, São Luiz, Centro e Vila Suzana, que foram os mais atingidos.

“Acreditamos que os alagamentos se deram devido ao volume de chuva. Apenas na João Pessoa um ramal de um supermercado foi danificado, provavelmente pela passagem de um caminhão pesado, o que ocasionou a inundação no local, mas já vamos solucionar o dano”, destacou.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade