abc+

FESTIVAL GAÚCHOS

Rodeio artístico com mais de 1,2 mil pessoas será realizado em Gramado

Palco montado na Rua Coberta terá apresentações gratuitas de 35 invernadas de todo o Estado, neste final de semana; saiba mais

Mônica Pereira
Publicado em: 26/09/2024 às 19h:49 Última atualização: 26/09/2024 às 19h:50
Publicidade

Da fronteira, do litoral, da região serrana. Invernadas de todo o Rio Grande do Sul terão Gramado como destino, no final de semana. Em uma ação cheia de reconhecimento da cultura gaúcha, 35 grupos tradicionalistas, reunindo mais de 1,2 mil pessoas, competirão no Dança Rio Grande.

CLIQUE AQUI E ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP

Festival gaúcho ocorre em Gramado até o dia 29 de setembro



Festival gaúcho ocorre em Gramado até o dia 29 de setembro

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

O concurso integra a programação do “Gaúchos – Festival da História, Cultura e Tradição”, que segue até o domingo, dia 29. Promovido pelo Instituto RSNasce, o evento tem o intuito de auxiliar na retomada econômica do Estado, após a catástrofe de maio.

O local escolhido para receber todos os talentos dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) é a Rua Coberta. Haverá atrações no sábado e domingo, das 9 às 22 horas. No primeiro dia, será a vez das categorias mirim e juvenil, e, no segundo, das adulta e veterana.

FROTA DE LUXO: Porsche Panamera da Brigada Militar vira novo ponto turístico no Centro de Gramado

Assim como apresentação do CTG Manotaço, shows musicais também integram o evento. Os destaques vão para Thomas Machado, às 15h30 do sábado, e a dupla César Oliveira & Rogério Melo, às 15 horas do domingo.

O concurso estadual, que conta com recursos via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocinadores, está sendo organizado pelo O Mundo do CTG e distribuirá mais de R$ 50 mil em prêmios. As apresentações serão inclusivas, com intérprete de libras, audiodescrição e espaço reservado para pessoas com deficiência.

COMPETIÇÃO DE BASE: Campeonato sub-16 apresenta futuro do futebol em Gramado

Juarez



Juarez

Foto: Divulgação

O idealizador do O Mundo CTG, Juarez Júnior Paiva, destaca que o Dança Rio Grande é um rodeio artístico. Será uma oportunidade, também, para que o público conheça mais da história do Estado. “Além das três danças artísticas, cada invernada apresentará como abertura algo que conte a história do Rio Grande do Sul, a formação de uma etnia, um dos nossos símbolos”, adianta. Música e coreografia foram criadas especialmente para a competição.

As coreografias, harmonia e interpretação serão avaliadas por quatro jurados, seguindo as regras do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Juarez destaca que esta é a primeira vez que o evento é realizado, mas a ideia é que se torne algo anual. “Queremos ter duas etapas por ano, mas com Gramado sendo uma das cidades fixas”, declara. Para o tradicionalista, a proposta de combinar a competição e o festival é a oportunidade de disseminar a cultura gaúcha.

“Gramado é o nosso palco para fortalecer as nossas raízes e tradições, porque é a cidade que recebe turistas do Brasil e do mundo inteiro. Para a gente, que trabalha no dia a dia pelo fortalecimento da cultura gaúcha no Brasil, é uma grande vitória ter esse evento na cidade. Temos certeza que será um sucesso”, prospecta.

Para conhecer a cultura gaúcha

História do gaúcho pode ser conhecida na Praça Major



História do gaúcho pode ser conhecida na Praça Major

Foto: Cleiton Thiele/SerraPress

O festival possui uma vasta programação cultural. No Largo da Borges, todos os dias, das 11 às 19 horas, é possível aprender mais sobre a tradição riograndense, com o acervo de Fernanda Valente e Rodrigo Schlee.

Neste ano, a mostra apresenta, através de objetos, textos e iconografias relacionados aos usos e costumes gaúchos no período da Revolução Farroupilha, fragmentos da história do povo gaúcho e suas lutas. Peças originais e reproduções, compõem o material histórico, que está em espaço aberto na área central da cidade e acessível a todo o público.

Ainda, junto ao coreto da Praça Major Nicoletti, até o domingo, das 11 às 18 horas, há um espaço aberto para que as pessoas possam conhecer a cultura do chimarrão.

Programação gratuita

Sexta-feira, dia 27
19h30 – Show musical The All Pargatas – na Rua Coberta

Sábado, dia 28
Atrações no piquete montado no Lago Joaquina Rita Bier: 12 às 15 horas – Costelaço com chef Marcelão Sartori: 14 às 15 horas – show com Juliano Bolfe; 15 às 16 horas – Papo de churras; 15 às 16 horas – Contação de histórias, Nelson Haas Teatro de Bonecos; 16 horas às 17h30 – Jogos – Casa da Vó

Atrações na Rua Coberta: 9 às 22 horas – Dança Rio Grande; 15h30 às 16h30 – Show com Thomas Machado

Domingo, dia 29
Atrações no piquete montado no Lago Joaquina Rita Bier: 12 às 15 horas – Costelaço com chef Fernando Schima; 14 às 15 horas – Snow The All Pargatas; 15 às 16 horas – Papo de Churras; 15 às 16 horas – XaráXaxá: Lendas do Povo de Cá; 16 horas às 17h30 – Jogos – Casa da Vó.

Atrações na Rua Coberta: 9 às 22 horas – Dança Rio Grande; 15 às 16 horas – Show com César Oliveira e Rogério Melo.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade