MOVIMENTAÇÃO DE TERRA
Chuva aumenta risco de desmoronamento e mais uma rua é interditada em Gramado
Casas em cinco bairros foram evacuadas e prédios correm risco de desabar
Última atualização: 23/11/2023 11:10
- ATUALIZAÇÃO: VÍDEOS: Prédio desaba em Gramado após movimentação de terra; veja o que já se sabe
No final da manhã desta quarta-feira (22), a chuva voltou à região e, com ela, a preocupação. Gramado foi fortemente atingida pelo temporal no último final de semana, que causou estragos, mortes e fez com que mais de cem famílias precisassem deixar suas casas, por motivos de segurança.
Neste momento, 20 adultos e 11 crianças estão sendo atendidas no abrigo montado em um ginásio de esportes do bairro Piratini.
Com o risco de queda de barreira, 23 residências da Rua Nelson Dinnebier, no bairro Piratini, foram evacuadas, desde o sábado (18). Nesta quarta-feira (22), a passagem de veículos na via foi bloqueada. Conforme a Prefeitura, não há previsão de quando o trânsito será liberado.
Vistorias técnicas estão sendo realizadas em diversos pontos da cidade, sendo que quatro deles preocupam mais o poder público e as forças de segurança. Residências em cinco diferentes bairros foram interditadas.
No domingo (19), o bairro Três Pinheiros, junto à perimetral, foi evacuado. No local, o risco é que haja o desabamento da encosta do bairro Planalto, nas proximidades da Rua Ladeira das Azaleias. Houve a interdição de todas as edificações da via, a partir do número 444, sendo uma residência, o prédio residencial Ana Carolina e o condomínio Don Felipe.
Ainda no Planalto, duas residências na Rua Alameda das Rosas foram interditadas na terça (21), assim como cinco casas na Rua Moreira, na Linha Caboclo. Além do risco de queda de barreira, as estruturas apresentam rachaduras.
Uma casa nas margens da RS-115, localizada perto da antiga Famastil, no bairro Várzea Grande, também foi interditada, no final de semana.
Segundo a Prefeitura, enquanto equipes técnicas elaboram relatórios das vistorias dos últimos dias, outros grupos de servidores municipais seguem limpando as vias, auxiliando famílias atingidas e monitorando os pontos mais críticos.
Para garantir a segurança de todos, ainda não há previsão de liberação das famílias para que retornem às suas residências.
O ginásio da Escola Senador Salgado Filho está à disposição das pessoas que não tem para onde ir, ou para quem precisa de um espaço para guardar seus bens. A coordenação do espaço está a cargo da Secretaria da Cidadania, Assistência Social e Defesa Civil, que pode ser contatada no (54) 3286-4349 ou (54) 9 8408-0010.
Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros (54) 9 8434-8064 ou Defesa Civil (54) 9 9629-6160 devem ser acionados.
Eventos da cidade
As principais vias de acesso a Gramado já foram liberadas. A área central do município não foi atingida e as atividades turísticas, comerciais e de eventos, bem como a programação do 38º Natal Luz de Gramado, ocorrem normalmente.