SITUAÇÃO TURÍSTICA

Reunião em Brasília deve discutir pontos de concessão dos cânions de Cambará do Sul

Na terça-feira (12), empresários e moradores fizeram um protesto, pedindo pelo fracionamento ou diminuição do valor dos ingressos, que tem assustado turistas

Publicado em: 15/03/2024 16:03
Última atualização: 15/03/2024 16:03

Está marcada para esta sexta-feira (15), às 17 horas, uma reunião em Brasília com o prefeito de Cambará do Sul e a presidência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Na ocasião, o assunto a ser tratado será sobre a situação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral.

Na terça-feira (12), empresários e moradores fizeram um protesto, pedindo pelo fracionamento ou diminuição do valor dos ingressos, que tem assustado turistas. Conforme dados apontados em uma pesquisa realizada em parceria com o Sebrae, houve uma redução de 30% no turismo da cidade, em comparação com os números de 2019. Atualmente, sob concessão da Urbia Cânions Verdes, o ingresso é cobrado a R$ 97, para entrada nos dois parques.

Parques estão sob concessão da Urbia Cânions Verdes Foto: Adobe Stock

"Estamos aguardando a reunião com a presidência e técnicos do ICMBio, para saber quais os entraves que existem para liberar essas obras de infraestrutura que a Urbia tanto reclama que não está sendo oportunizado para que instalem. Vamos ver o que acontece, a Urbia também estará presente. Poderemos esclarecer todas as dúvidas e, com certeza, achar uma solução para o problema", coloca o chefe do Executivo municipal, Ivan Borges. 

A concessionária apontou em nota que "tem nos planos de investimentos diversos projetos que requerem autorização do Poder Concedente (ICMBio), para atrações, tais como: Skybike, Arvorismo, Campings, além de passarelas e mirantes, que trarão novidades e possibilidades de contemplação e melhoria da experiência compatíveis com os melhores padrões internacionais, e vem demandando celeridade na liberação de tais ações".

O prefeito também aproveitará a oportunidade para trazer os pontos elencados por empresários e moradores em manifesto público. O documento, que também foi entregue à presidência do ICMBio, solicita a revisão das políticas de gestão de turismo nos parques nacionais e é assinado pelo representante Lucas Pietsch. "Vamos levar todas as considerações, são as pessoas mais atingidas", complementa Borges.

A demanda considerada principal é o fracionamento dos ingressos. Ainda, em caso negativo, é solicitado que exista a possibilidade de fracionar a venda dos ingressos para CNPJ das agências pertencentes ao território Geoparque Cânions do Sul.

Outras solicitações são que exista uma política clara, índice legal e época de aumento de valores, assim como que seja apresentado, em nível de urgência, um plano de gestão de turismo dos parques.

A mesma situação valeria para questões como estacionamento e ingressos de atrativos. Também pede que seja inclusa a meia-entrada.

"Sobre aproximação com a Urbia, não tivemos nenhuma"

Conforme Lucas Pietsch, apesar de ter cerca de 100 pessoas durante a manifestação, o ato teve retorno positivo. O empresário que trabalha com ecoturismo revela que a repercussão foi elevada a níveis estadual e federal.

"Acredito que surtirá um efeito, não tanto quanto o abaixo-assinado e o documento, a manifestação acaba tendo um sentido mais simbólico. O protesto foi um símbolo de resistência e mostrar que as pessoas podem lutar pelos seus objetivos. Protocolamos o manifesto e com isso, outras associações e entidades vieram a somar e também vão lutar pelo fracionamento ou diminuição dos ingressos", coloca. 

Apesar do protesto pacífico e da realização da carreata na terça-feira, ele reitera que não houve um contato com a concessionária após. "Sobre aproximação com a Urbia, não tivemos nenhuma", diz. O prefeito de Cambará também não teve conversas com a empresa depois da manifestação. 

Já a Urbia, na terça-feira, disse que os protestantes não solicitaram reunião ou procuraram a coordenação na cidade durante os atos. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas