O nome da cidade de Gramado está sendo apresentado em mais de 70 países. A receita de hambúrguer da cozinheira Francilene Lira, de 34 anos, é finalista do World Burger Tour, uma competição global entre as franquias do Hard Rock Cafe. Representando o Brasil, a disputa tem outros quatro concorrentes: Romênia, Estados Unidos, Índia e Nepal.
CONNECTION: Dezenas de produtos com indicação de origem ganham destaque na Rua Coberta
O Gramado Burger leva os ingredientes preferidos da cozinheira. Francilene destaca que procurou criar uma harmonia agridoce, com um toque cremoso. Com pão brioche e uma mistura de cinco diferentes tipos de carnes, o hambúrguer combina os sabores com uma maionese de alho, rúcula, exclusiva geleia de bacon com whisky e um disco crocante de queijo muçarela.
O sabor foi aprovado e está na etapa final do concurso, que teve mais de 150 inscrições. Esta fase iniciou em junho e segue até o dia 2 de setembro.
Como o critério de avaliação é a aceitação do público, o hambúrguer mais vendido no mundo vai fazer parte do cardápio dos restaurantes de forma definitiva. A divulgação do resultado ainda não tem data. Cada opção é vendida por R$ 69 e acompanha batata frita.
DISTINÇÃO: Queijos e doces de leite de Gramado e Canela são reconhecidos com Selo Arte nacional
Expectativa pelo resultado
A sócia do Hard Rock Cafe de Gramado, Gabriela Michaelsen, aponta que o resultado é um orgulho para a franquia, que completou seis anos de funcionamento em julho deste ano. “É a primeira vez que participamos e já estarmos na final foi uma surpresa muito boa”, atesta.
“Estamos levando o nome de Gramado e a bandeira do Brasil para os mais de 150 restaurantes em 70 países”, declara. Gabriela ressalta que há uma união de esforços para que a receita passe a fazer parte do cardápio global, com treinamento da equipe e estratégias de marketing.
IDEB: Gramado e Canela melhoram índices da educação na rede municipal
Concurso foi oportunidade para criar receitas
Natural de Rondônia, a cozinheira veio para Gramado para trabalhar em um hotel. Em 2018, decidiu participar do processo de seleção para o Hard Rock Cafe da cidade, que teve mais de 1 mil candidatos. “Eu trabalhava na roça e sempre fui muito tímida, nunca imaginei que ia passar, mas deu certo”, atesta.
Fran, como é mais conhecida, passou pelas mais diferentes áreas e, atualmente, é a gerente de uma equipe de 20 pessoas. Ela reforça a oportunidade de aprendizado que teve. “Hoje, Gramado é unidade de treinamento. As pessoas vêm até aqui para aprender com a gente. Isso é muito legal”, avalia.
EDUCAÇÃO: IFRS avalia como positiva visita técnica em área que pode abrigar campus em Gramado
Quando soube do concurso, aproveitou a oportunidade para dar seu toque ao menu, já que o cardápio é igual para todos e não permite mudanças. “Eu estou muito feliz, eu acho que nós já somos campeões”, diz.
Para que pudesse ser replicado, vídeos, ficha técnica e todo o passo a passo da preparação foram feitos, assim como com as demais receitas.
LEIA TAMBÉM