Um dos momentos mais marcantes de Gramado, na Serra gaúcha, com certeza se refere aos registros de queda de neve. O fenômeno, que ocorre essencialmente no inverno, não chega a ser raro, mas também não é tão comum de ser visto.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Com prognósticos de curto prazo, o fato é que é difícil prever quando os cenários de Gramado ficarão branquinhos, totalmente cobertos por essa precipitação invernal.
O último episódio em que caiu neve de forma mais intensa foi em 28 de julho de 2021. Após uma tarde com pequenos flocos que caíram e que derretiam de forma rápida, pelas temperaturas ainda estarem “altas” para esse tipo de chuva, neve forte foi presenciada no início da noite, o que deixou por algumas horas pontos turísticos com cara realmente de inverno.
LEIA TAMBÉM: Inscrições são abertas para contratação de estagiários na Prefeitura de Gramado
Apesar desse momento estar gravado na memória de muitas pessoas, a grande nevasca na Região das Hortênsias foi em 2013. Até o momento, foi a maior registrada deste século 21. A neve que caiu ao longo da noite e madrugada, permitiu que tudo ficasse encoberto por um grande período.
Ainda houve episódios em 2004, 2006, 2007, 2008 e 2010, mas nada que possa ser comparado.
Conforme relembra em matéria especial de dez anos deste episódio, a MetSul Meteorologia afirma que “a Serra tinha tido neve com acumulação em agosto de 1999 e julho de 2000, e outra com menor proporção em agosto de 2010, entretanto, o evento da noite de 26 para 27 de agosto de 2013 foi a mais significativo desde julho de 1994″.
LEIA TAMBÉM