TURISMO
Qual a época mais barata para conhecer Gramado?
Conheça os períodos que compreendem a baixa e alta temporada na cidade e em quais meses é possível economizar
Última atualização: 18/10/2023 21:37
A cidade de Gramado é conhecida por suas belezas naturais e inúmeros atrativos turísticos, como parques, museus, passeios e experiências temáticas. Mas também, por seus eventos, com reconhecimento nacional, como a Páscoa, o Festival de Cinema e o Natal Luz. Para se ter uma ideia da grandiosidade dessa cidade da Serra gaúcha, apenas em 2023 a Secretaria de Turismo projeta que passem entre 8 e 9 milhões de visitantes.
A dúvida que surge para aqueles que querem economizar é: qual a época mais barata para conhecer Gramado? A resposta está, principalmente, nos períodos, considerados de baixa e alta temporada. São eles que vão regular os preços, principalmente, em relação às hospedagens e aos descontos oferecidos em empreendimentos gastronômicos. Alguns parques também oferecem valores promocionais durante as datas de menor movimentação e, eventualmente, campanhas solidárias são realizadas por trocas de ingressos.
A baixa temporada, assim, são os meses, geralmente, sem eventos oficiais na cidade. Em janeiro - após o encerramento do Natal Luz, fevereiro e março - até o início da Páscoa - são um destes períodos. Após a Páscoa, a movimentação diminui novamente até meados de junho, quando inicia a temporada de inverno e o frio e as baixas temperaturas se tornam o aliado do aquecimento de vendas.
Depois da realização do Festival de Cinema, em agosto, durante todo o mês de setembro e outubro, até o início do Natal Luz, também são períodos mais baratos, com promoções especiais para incentivar a vinda de visitantes.
E a alta temporada? Envolvem a duração de eventos, como a Páscoa, em março e abril; a época de frio e férias de inverno, em junho e julho; durante o Festival de Cinema, em agosto; e pelo período do Natal Luz, entre final de outubro e primeira quinzena de janeiro.
Contudo, para quem quer aproveitar esses momentos especiais, também há formas de pagar menos. De segunda a quinta-feira, as diárias em hospedagens costumam ter valores menores, em comparação aos finais de semana.
Ainda, há datas específicas em que há a chamada altíssima temporada. São dias especiais, como Natal, Ano-Novo, e o feriadão de Páscoa, em que os preços são ainda mais elevados, devido à alta demanda e procura.