Qual a identidade de Gramado? O que é único na cidade? Quais as percepções dos turistas e moradores? Na semana em que o município completa 70 anos de emancipação política, avança o projeto que vai servir de norteador para o futuro e responder essas e outras questões.
ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!
Chamada de city branding, a ação é realizada pela Secretaria de Turismo e denominada Gramado do Amanhã. De acordo com o secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci Reginato, diversas cidades do mundo estão apostando na iniciativa para que possam se desenvolver enquanto território e marca. A proposta é identificar as vocações e autenticidades para depois potencializar esses pontos.
SEM ACORDO: Sindicatos divergem sobre reajuste salarial dos trabalhadores da hotelaria e gastronomia de Gramado
“Queremos promover o destino de maneira mais assertiva e criar estratégias de pertencimento comunitário. É encontrar caminhos para que a cidade seja mais resiliente, autentica e identitária”, reforça. “Estamos planejando o futuro de Gramado de uma forma mais sustentável e estratégica”, acrescenta.
Quem executa o projeto é a Bloom Consulting. Nesta etapa, a equipe está realizando uma pesquisa com a comunidade e turistas. O intuito é saber o que simboliza Gramado, seja em pontos positivos e negativos, e abrir um espaço para ideias. Além de pontos estratégicos da cidade, pode ser respondida de forma on-line (clique aqui).
A sócia-diretora da empresa, Mariane Broc, salienta que essa frente vai se unir a outras que estão sendo realizadas de forma paralela, como uma pesquisa histórica e também de reputação digital. Após, atuarão no diagnóstico e nas estratégias de posicionamento, que devem ser entregues no primeiro semestre de 2025.
GRAMADO: Bairro Várzea Grande receberá R$ 50,5 milhões em investimento para tratamento de esgoto
“Esse material vai ser uma diretriz para o turismo, para os investimentos, para melhorias. Uma cidade tem que ser boa na mesma medida para o morador e o turista”, diz Mariane.
Para Ricardo, abrir espaço para essas opiniões é uma oportunidade de encontrar soluções. “Vamos entender o que a comunidade vê de qualidades da cidade, assim como problemas, que vamos identificar e tentar repará-los. Estamos colocando muita esperança nesse projeto”, analisa.
SAÚDE: Prefeitura de Gramado fará contratação de empresa para administrar o Hospital São Miguel
Cenários e sugestões
De acordo com Mariane, o trabalho de construção de um posicionamento de marca busca alinhar a expectativa e a realidade, baseada na identidade do lugar. Ainda, serão mapeados cenários para que o município saiba como se posicionar e se adaptar perante os desafios. Ela usa como exemplos a pandemia e a catástrofe climática deste ano.
INCLUSÃO: Alunos de escola do interior de Canela estão aprendendo Libras para se comunicar com colega surda
Uma das sugestões já apontadas é a criação de um comitê para dar andamento aos planejamentos sugeridos pela consultoria e as outras propostas que forem surgindo ao longo do tempo. “É um projeto para sempre”, assegura.
Mariane exemplifica um trabalho realizado em Minas Gerais, no resgate da atividade das quitandeiras. Após a percepção de que a cultura e receitas dessas mulheres estavam sendo perdidas com o passar das gerações, desenvolveram maneiras de enaltecer a tradição. “Criamos um site com as receitas, um selo e identificamos formas de manter vivo esse patrimônio”, declara.
RECUPERAÇÃO DO RS: Nova ponte que liga Nova Petrópolis e Caxias do Sul deve ser inaugurada na próxima semana
LEIA TAMBÉM