EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto da Emei Marilia Daros estimula música entre crianças de 1 a 6 anos

Pequenos ensaiam e levam canções ao comércio e prédios públicos da cidade, em datas comemorativas

Publicado em: 03/10/2024 19:07
Última atualização: 03/10/2024 19:08

Um projeto que estimula a convivência social, a comunicação e as artes. Desde maio de 2023, a Escola de Educação Infantil (Emei) Marilia Daros, localizada no Centro de Gramado, realiza o Cantando e Encantando com a Marilia. A proposta, conforme a diretora Luciana Duarte dos Santos, é justamente essa: "cantar e encantar por onde passam, levando alegria através da música".

Crianças da Emei Marilia Daros apresentam músicas Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Há pouco mais de um ano, a ideia surgiu a partir de atividades externas realizadas por professores e pelas crianças. "Nossa escola não possui pátio externo, então, em dias de sol, as crianças realizam passeios pelo Centro da cidade e sempre são muito bem recebidas por onde passam. O projeto surgiu como forma de gratidão a todas as pessoas e estabelecimentos que recebem com tanto carinho nossas crianças", justifica a educadora.

Todas as turmas, do B2 ao Pré-2, com os pequenos alunos, de 1 a 6 anos, participam. Ensaios e músicas do interesse dos estudantes são realizados constantemente.

LEIA TAMBÉM: NATAL LUZ: Conheça todas as novidades e mudanças no evento e nos espetáculos deste ano

Em datas comemorativas, as canções e interpretações ganham as ruas de Gramado. As crianças costumam passar pelo comércio, na área central, assim como repartições públicas, tais como Câmara de Vereadores, Secretaria de Educação, Secretaria da Cultura e Prefeitura, todas, também no Centro.

"Revela talentos"

As crianças não cantam apenas músicas infantis, mas todos os estilos e aquelas para datas comemorativas, como Semana Farroupilha, São João e Natal. Inclusive são incentivadas a levar novas canções para a turma. Como toda a instituição participa, a cada tema especial uma turma é selecionada. "As crianças trabalham a fala, a oralidade, a escuta, o gosto pela música. Desenvolvem a comunicação, autoestima, sentem-se encorajadas e acima de tudo, trabalham valores", pontua Luciana.

E quem se diverte com os ensaios e apresentações, são, sobretudo, os pequenos, que levam feedbacks positivos aos professores. "As crianças voltam empolgadas, felizes e já pensando nas próximas, sugerindo músicas. É um projeto muito gratificante e que nos surpreendeu, pois revela talentos", finaliza a diretora.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas