A Região das Hortênsias terá um final de semana com atrações diversificadas. Em Gramado e Canela, programação pela inclusão, através da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, está prevista.
Ainda, no município canelense, o sábado é de comemorar os 100 anos da chegada do trem, na Estação Campos de Canella. Por lá, também tem muita cultura e literatura, no Parque do Palácio, por meio de projeto que leva atividades ao local.
Confira todas as dicas para curtir os próximos dias.
Atividades pela inclusão
Entre os dias 21 e 28 de agosto, o Brasil celebra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, período dedicado à conscientização e promoção da inclusão social, com o objetivo de combater o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência (PcD).
Em Canela, neste ano, o tema da semana é Nossa História: quem somos e o que fazemos, destacando a importância de reconhecer e valorizar as trajetórias e contribuições das pessoas com deficiência na sociedade. No município, as atividades foram organizadas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
O destaque da programação é o Sábado Especial D+, que ocorrerá no dia 24 de agosto, e aberto a todos os interessados. O dia será marcado por uma série de atividades que buscam integrar a comunidade com os assistidos pela Apae, oferecendo um espaço de troca, aprendizado e celebração.
As ações iniciam às 14 horas, com a apresentação do espetáculo Humanos, dos alunos das oficinas terapêuticas da entidade. Também haverá participação do grupo Sonarte, grupo de danças da escola municipal Santa Terezinha, Tenda de Isis, Bonecos da Montanha com as histórias do Carlão e Charanga da Apae. A Rua Tio Elias será fechada e brinquedos infláveis serão instalados para a criançada. Terá distribuição de pipoca e pintura facial com Chocolate Recreação. Até 16h30, a comunidade poderá conferir uma mostra de artes dos estudantes.
Em Gramado
Em Gramado, o tema da programação da Semana da Pessoa com Deficiência é “Construindo Protagonismo”. Realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e com apoio da Secretaria da Educação, o evento conta com programação que promove debates sobre políticas públicas, acessibilidade, educação inclusiva e a importância dos processos de inclusão em todos os ambientes sociais.
Entre as atividades abertas a todo o público, no sábado, dia 24, das 14 às 16 horas, será realizada a Tarde no Lago, que ocorrerá nas margens do Lago Joaquina Rita Bier. Em um momento de integração, os participantes são convidados a levar lanche e chimarrão. Em caso de chuva, a ação será cancelada.
Últimos dias de exposição
A mostra Paisagem Lírica, do médico e artista Fábio Petry está entrando na reta final. As fotos minimalistas podem ser conferidas até o dia 30 deste mês, no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen, em Gramado. Com entrada gratuita, a visitação é de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
100 anos do trem
Famoso ponto turístico da região, a Estação Campos de Canella, a tradicional Rua Coberta canelense, celebra seus 100 anos de existência no sábado, dia 24. O local era o endereço da estação de trem do município, inaugurada em 13 de agosto de 1924.
Para comemorar o centenário, a Novalternativa Incorporadora vai promover o espetáculo Trilhos e Sonho: 100 Anos de História, a partir das 18h30, em evento aberto para a comunidade. Encenado pelos artistas da companhia teatral Alefante – Fazendo Arte Diferente e com direção de Cainã Kosarevitz, a peça fará uma viagem ao passado, revisitando a construção do local, mostrando a importância histórica para a cidade e região, o impacto para as pessoas e finalizando com uma celebração ao futuro.
“Vamos mostrar a transformação de um simples ponto de partida para um palco vibrante, onde histórias nascem e memórias são criadas”, antecipa Cainã. “Além de entretenimento, a obra pretende inspirar as próximas gerações para que continuem escrevendo novas histórias nesse lugar icônico”, reforça.
“A estação de trem teve um papel fundamental no desenvolvimento e progresso da região. Ela faz parte da vida de muitos que, de alguma forma, tiveram suas vidas cruzadas aqui. Foi cenário para chegadas e partidas, perdas e conquistas, tristezas e alegrias, desamores e amores” destaca o diretor-geral, Fernando Bassani.
Sábado para curtir o Parque do Palácio
A segunda edição do projeto Fins de Semana no Parque do Palácio será no sábado, dia 24. A programação terá como foco a literatura, com atividades para toda a família, a partir das 15h30.
A primeira atração é a contação da história infantil O Submarino Quadrado com seu periscópio listrado, da autora Tatiane Takahashi Nunes. Na sequência, um piquenique literário, com debate sobre a obra Depois do último trem, de Josué Guimarães, conduzido pelo Clube do Livro de Canela.
LEIA TAMBÉM
A terceira atividade, prevista para 16h30, é novamente voltada aos pequenos. O cacique da aldeia Kógunh Mág, Maurício Salvador (foto), fará a narração bilíngue de seu premiado livro A araucária e a gralha-azul: uma história dos antigos kaingang.
Ao longo da tarde, os frequentadores serão estimulados a fazerem troca-troca de livros. Para finalizar o dia, às 17h30, a ação livre e interativa: poesia ao pôr do sol, aberta a todos que desejarem ler qualquer poema, seja de sua autoria ou não.
Em caso de chuva, a programação será adiada. A confirmação do evento será no sábado de manhã, no Instagram @amigosparquepalacio.