O calendário de eventos da Região das Hortênsias é assim: completo e com muitos diferenciais para que visitantes em diversas épocas do ano encontrem atrações distintas. Em meio à realização da Vindima, ocorreu nesta sexta-feira (24) a coletiva de imprensa da Páscoa em Gramado. Com programação de 9 de março a 9 de abril, estão previstas mais de 100 atrações e um público de, pelo menos, 400 mil pessoas durante este período. Esta também é a primeira vez que o evento terá um mês de duração no município.
“A grande novidade da Páscoa deste ano será a sua duração de um mês. E esse evento tem tudo para ir crescendo, afinal, Gramado é a capital nacional do chocolate artesanal”, comenta a secretária de Turismo e presidente da Gramadotur, realizadora do evento, Rosa Helena Volk.
Para o vice-presidente da Associação da Indústria e Comércio de Chocolates de Gramado (Achoco), Maurício Brock, as expectativas para a realização do evento são ótimas. “O chocolate é a grande atração dessa época. Com esforço, conseguiremos transformar a Páscoa em um evento como o Natal Luz. Com certeza, teremos uma edição linda e muito boa pela frente”, afirma.
A montagem da decoração deve iniciar nos próximos dias e contará com muitos itens lúdicos. Coelhos, chocolates e ovinhos serão os destaques. Os artefatos serão colocados nas vias da área central, com ênfase nas rótulas e Avenida Borges de Medeiros.
LEIA TAMBÉM
Atrações
Uma das atrações mais esperadas, a Paradinha de Páscoa terá sua realização sempre aos finais de semana. Neste ano, inclusive, o número de artistas no elenco foi ampliado. Com direito a banda de música, a turma do coelho Pascoalino divertirá o público que assistirá ao desfile estilo pocket, nas sextas-feiras, sábados e domingos, às 15 horas, pelo Centro de Gramado.
Na Praça das Etnias, as uvas e vinhos darão lugar para a instalação da Vila de Páscoa. Além de artesanato e opções gastronômicas, o espaço, que funcionará das 9 às 21 horas, receberá intervenções culturais e artísticas gratuitas aos finais de semana. Lá, crianças e adultos encontrarão a Casa do Pascoalino. O coelhinho estará disponível também aos finais de semana, das 16h45 às 18h30. Na Semana Santa, estará presente na quinta-feira, sábado e domingo.
A 2ª Corrida e Caminhada do Coelho ocorrerá no dia 8 de abril. Os competidores interessados poderão fazer suas inscrições a partir de 1° de março.
Concertos com a Orquestra Sinfônica de Gramado também devem marcar a programação, como na abertura do evento. Ainda, na Quinta-Feira Santa, no Expogramado, uma apresentação beneficente com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) será realizada, com participação de solistas.
Ainda, oficinas gastronômicas com receitas para esta época do ano serão oferecidas pelo Senac Gramado. As inscrições são limitadas a 20 pessoas por aula e gratuitas e deverão ser feitas diretamente no site da instituição. Entre os pratos ensinados estão arroz de bacalhau, colomba pascal, filé ao molho de chocolate e biscoitos de Páscoa. Há, também, aqueles dias recomendados para que crianças participem, como a oficina de cupcakes.
Além do aspecto lúdico, a Páscoa em Gramado conta com o lado religioso da celebração. Estão confirmadas a Procissão de Ramos, no dia 2 de abril e a dos Passos, em 7 de abril.
Novidade na programação
Durante os próximos dias, uma nova atração deve ser divulgada e que estará inclusa na programação da Páscoa em Gramado. A novidade não teve muitos detalhes divulgados. Entretanto, conforme o Jornal de Gramado apurou com o diretor de Eventos da Gramadotur, Diego Scariot, será uma atividade paga. O intuito é que um espaço para essa ação seja montado na Rua Coberta.
“Tínhamos um credenciamento aberto, e agora a proposta está sendo analisada. Não terá investimento do Município, será como uma parceria público-privada. E estamos estudando a implantação dela na Rua Coberta”, justifica.
Convite para o governo do Estado
O coelho Pascoalino viajou a Porto Alegre na quinta-feira (23) para convidar autoridades estaduais para a abertura da 8ª Páscoa em Gramado – Gramado Aleluia, que ocorre no dia 8 de março, às 18 horas, na Rua Coberta. Pascoalino foi acompanhado pelo prefeito Nestor Tissot e pela presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, até o Palácio Piratini. Os gramadenses foram recepcionados pelo vice-governador, Gabriel Souza, e pelo secretário estadual de Turismo, Vilson Covatti.
Além do vice e do secretário, foram convidados a prestigiar o evento o governador Eduardo Leite, a secretária de Cultura, Beatriz Araújo, e a secretária de Comunicação, Tânia Moreira.
- Categorias
- Tags