CAPACITAÇÃO
Professores da rede municipal de Gramado recebem curso com práticas de programação
Ao final do curso, os 14 professores participantes serão protagonistas no mundo digital, letrados em linguagem de programação
Última atualização: 26/03/2024 18:12
Transformando o futuro e buscando novos caminhos para a educação gramadense, nesta terça-feira (23), no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), iniciou o curso de Letramento em Programação, com os professores de 3º, 8º e 9ª Anos, das escolas da rede municipal de ensino. O projeto é idealizado pela Secretaria de Inovação em parceria com a Secretaria de Educação.
O objetivo do curso é contribuir com a promoção da educação integral, trabalhando o pensamento computacional por meio de práticas de programação de computadores. Ao final do curso, os 14 professores participantes serão protagonistas no mundo digital, letrados em linguagem de programação e serão capazes de pensar, criar e se expressar de forma computacional.
“Este curso dará aos educadores novos subsídios para desenvolver alunos mais criativos, interessados e formar profissionais preparados para os desafios do futuro. O Letramento em Programação vem para agregar o nosso método de ensino e nos traz uma nova visão de futuro”, comenta a coordenadora pedagógica do ensino fundamental da Secretaria de Educação, Juliana Berti.
Josieli Spannenberger, professora de Língua Portuguesa que faz parte da equipe de recomposição das aprendizagens no município de Gramado, foi a primeira professora da rede a realizar o treinamento, antes dos demais educadores, e contou um pouco da sua experiência.
“Este curso faz abrir a nossa mente e nos tira da zona de conforto. Ser professor é estar em constante evolução e aprendizagem. Este curso só vem a beneficiar os nossos alunos, pois através destas práticas ensinadas, seremos capazes de estimular a criatividade e ajudá-los a resolver melhor os seus problemas.”
O Letramento em Programação é totalmente subsidiado pelo Instituto Jama e pelo Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Atitus Educação.
* Com informações da Prefeitura de Gramado