Um dos desejos mais fortes dos turistas de fora do Estado é vir à Serra gaúcha e conhecer o frio do inverno. E quem estiver por Gramado deve sentir de perto as temperaturas baixas nos próximos dias.
Após a quinta-feira (27) de sol na Região das Hortênsias, o tempo voltou a ficar com cara fechada nesta sexta-feira (28). O amanhecer cinzento teve como mínima 10,2°C, segundo registro da estação automática em Canela, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar de não ser uma temperatura tão baixa, a presença da neblina, aliada ao vento, deixou a sensação térmica negativa: de -1,6°C.
A virada no clima representa a chegada de um reforço de ar polar, que derrubará ainda mais as temperaturas. Neste sábado (29), ainda pode haver chuva fraca. As mínimas do dia deverão ocorrer à noite, com previsão de -1°C e máxima de 11°C. A sensação de estar “dentro da geladeira” deverá ser ainda maior, devido à presença de vento.
A partir de domingo (30), o predomínio será de tempo bom, com céu azul. A temperatura pode chegar a -3°C e a máxima a 9°C. Com a baixa umidade e a presença do frio intenso, há previsão de geada ampla, ou seja, não apenas em áreas rurais, também nas urbanas. A geada poderá ser forte, inclusive com formação de “agulhas de gelo”.
Conforme a MetSul Meteorologia, em rodovias do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense, a água deverá congelar nos canos das residências nas cidades mais altas.
LEIA TAMBÉM