Com os vereadores empossados, a Câmara de Gramado realizou, na segunda-feira (6), a primeira sessão ordinária de 2025. Na ocasião, foram definidos os líderes de bancada e de governo, assim como as comissões que analisarão os projetos do Legislativo ao decorrer de 2025.
- POLÍTICA: Após polêmicas, vereador de Gramado afirma que pedirá licença da Câmara para assumir Secretaria da Saúde
Com a saída dos vereadores Carlos Foss e Lucas Roldo para o Executivo, respectivamente, para a Subprefeitura do bairro Várzea Grande e Secretaria de Esporte e Lazer, as suplentes Profª. Denise e Vivi Cardoso assumiram as cadeiras, nesta semana.
Mudanças ainda devem ocorrer, pois, após polêmica, Jeferson Moschen anunciou que irá à Secretaria da Saúde, abrindo espaço para que Fernanda Pereira Dias tome posse, caso mude de opinião.
“Como vereadora, pretendo representar nossa cidade de Gramado por meio de um trabalho construtivo, pautado na ética e na responsabilidade. Comprometo-me a estar perto da nossa comunidade, reconhecendo suas necessidades e agindo em prol do seu bem-estar, por meio de ações voltadas ao interesse coletivo da nossa cidade. Teremos a oportunidade de demonstrar a competência e a força da representatividade feminina na política gramadense”, comentou Profª. Denise.
A vereadora Vivi Cardoso reforçou seu agradecimento à comunidade pela oportunidade concedida. “Estou muito feliz em poder assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores de Gramado. Reforço aqui o sentimento de gratidão a todas as pessoas que acreditaram em mim e no meu trabalho. Quero retribuir esse voto de confiança, trabalhando com muita dedicação e seriedade, ouvindo a comunidade e buscando melhorias para todos”, acentuou.
Líderes de bancada e de governo
Rafael Ronsoni será o líder da bancada do Progressistas na Câmara, enquanto o Republicanos indicou o vereador Roberto Cavallin. O líder de bancada é o parlamentar escolhido para representar ideias, interesses e posicionamentos da agremiação dentro do Legislativo, atuando como porta-voz e articulador político.
Já o vereador Neri da Farmácia (PP) foi o nome definido pelo prefeito Nestor Tissot e pelo vice Luia Barbacovi para ser o líder do governo.
Uma das principais funções será atuar como intermediário nas pautas de interesse do Executivo junto ao Legislativo. Ele também representa os vereadores da base governista e trabalha para esclarecer eventuais dúvidas dos parlamentares sobre projetos e propostas, especialmente em casos de conflitos.
Vereador Ouvidor
- HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO: Moradora de Gramado realiza o sonho de participar da Corrida de São Silvestre: “Enquanto o corpo cansa, a mente descansa”
Pedro Lazaretti (PP) será o “Vereador Ouvidor” deste ano do Legislativo. Ele será responsável pela Ouvidoria da Câmara, funcionando como o principal canal de comunicação entre a sociedade e o Legislativo. A comunidade poderá registrar suas solicitações, sugestões, elogios, reclamações e denúncias pelo site gramado.rs.leg.br/ouvidoria.
Definidas as comissões
Na primeira sessão ordinário de 2025, os vereadores definiram a composição das comissões permanentes. Essas comissões são responsáveis por aprofundar o estudo de temas, promover debates, fiscalizar o Poder Executivo e contribuir para a qualidade das leis elaboradas e aprovadas.
FUTURO DO CLUBE: Gramadense completa 95 anos com a construção do novo estádio em fase final
LEIA TAMBÉM
A Comissão de Legislação e Redação Final
Presidente: Rafael Ronsoni (Progressistas)
Vice-presidente: Vivi Cardoso (Progressistas)
Membro: Dra. Maria de Fátima (Republicanos)
Comissão de Orçamento, Finanças e Contas Públicas
Presidente: Roberto Cavallin (Republicanos)
Vice-presidente: Profª. Denise (Progressistas)
Membro: Pedro Lazaretti (Progressistas)
- RELATO DE UM GUERREIRO: Conheça a história do bombeiro que trabalhou nas tragédias aéreas de 1995 e 2024 em Gramado
Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social (Mérito)
Presidente: Neri da Farmácia (Progressistas)
Vice-presidente: Jeferson Moschen (Progressistas)
Membro: Roberto Cavaliin (Republicanos)
Comissão Representativa
Na sessão desta semana, os vereadores definiram a composição da Comissão Representativa para este ano. Essa comissão é responsável por representar os parlamentares durante os recessos de fevereiro e julho. O vereador Ike Koetz (Progressistas) foi escolhido como presidente, sendo acompanhado pelos vereadores Jeferson Moschen (Progressistas) e Roberto Cavallin (Republicanos).
A próxima sessão do Legislativo de Gramado será no dia 13 de janeiro, às 18 horas. Após, haverá recesso parlamentar, entre 16 de janeiro e 15 de fevereiro. Durante o período, a Câmara permanecerá aberta com as suas atividades normais, mas não ocorrerão encontros oficiais dos vereadores.
- ESPAÇO PARA A COMUNIDADE: Teatro da Câmara de Gramado é revitalizado e resgata história de Elisabeth Rosenfeld