A reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, fechado desde a tragédia climática de maio pelas enchentes, está prevista para o dia 21 de outubro. A data simboliza um marco importante para a Região das Hortênsias, que visa retomar o impulsionamento da economia, com a possibilidade da abrangência da malha viária, dias antes do início da programação do Natal Luz.
O turismo é o segmento mais importante de Gramado e Canela e teve uma forte queda, devido à baixa na movimentação turística.
NATAL LUZ: Conheça todas as novidades e mudanças no evento e nos espetáculos deste ano
Para mostrar que a cidade está em pleno funcionamento, aberta para os visitantes e que haverá Natal Luz, a Gramadotur, em conjunto com a Gramadotur e a Fraport, administradora do terminal viário, programam um dia especial para os passageiros que chegarão e aqueles que irão embarcar na capital.
Ao longo do dia 21 de outubro, pockets shows natalinos ocorrerão para dar as boas-vindas a quem estará em viagem. A novidade foi divulgada de forma exclusiva ao Jornal de Gramado.
“Personagens com trajes de Natal, terão músicas de fim de ano, mas também aquelas canções que representam o Estado. Vamos receber os primeiros passageiros, porque nem sempre são só turistas, são também moradores daqui do RS. Vai ser bem bacana, é um acolhimento, que vai de encontro com o tema do evento, escolhido lá em março”, conta a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
VEJA AINDA: FESTIVAL DE GASTRONOMIA: Montagem da estrutura no Lago Joaquina Rita Bier é iniciada
A medida visa aumentar a divulgação e também agradecer quem escolhe o Rio Grande do Sul para conhecer neste momento. “Durante o Festival de Cinema, as pessoas chegavam felizes e diziam ‘nossa, tinha certeza que não ia acontecer, com tudo o que houve’, então foi uma preocupação. Por isso adiantamos a decoração, colocamos nas ruas, para mostrar ‘olha, vai ter Natal’”, explica.
A montagem dos artigos decorativos em Gramado, como guirlandas, Papais Noéis, bolas e árvores, iniciou ainda em setembro, no dia 20.
A expectativa de visitação, com a retomada das operações do Salgado Filho, é se manter aos dados do ano passado. Em 2023, foram cerca de 2,1 milhões de visitantes. “A gente não espera ficar muito aquém disso, estamos fazendo promoções, com descontos, faremos Black Friday, para mostrar que queremos receber o maior número de pessoas possível, que as pessoas venham, que o Natal vai ser mágico e quem vier de fora do RS contribuirá para essa retomada”, finaliza Rosa.
Ainda segundo a Gramadotur, no momento, o maior número de compras referente aos ingressos dos espetáculos pagos permanece de clientes de São Paulo, Rio de Janeiro e região Nordeste.
LEIA TAMBÉM