abc+

AMPLIAÇÃO DO SISTEMA

Plataforma tecnológica de dados entra em nova fase em Gramado e Canela

Flutua, uma iniciativa do Sindtur, expande sistemas para setores gastronômicos e de atrativos turísticos

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 01/12/2023 às 10h:40 Última atualização: 01/12/2023 às 11h:23
Publicidade

 A plataforma tecnológica Flutua, iniciativa do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur Serra Gaúcha), com apoio do Sicredi e Sebrae, entra em uma nova fase de implantação. A partir desta sexta-feira (1º), o sistema terá acesso ampliado para os segmentos gastronômicos, atrativos e receptivos turísticos, além de agências de viagens.

Lisa Gottschalk, diretora-executiva do Sindtur



Lisa Gottschalk, diretora-executiva do Sindtur

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

A medida é válida para aqueles empreendimentos associados à entidade. A informação foi anunciada em coletiva de imprensa na quarta-feira, dia 29, no Espaço Sicredi.

“Esperamos com isso um número elevado de informações, para sermos mais assertivos em todos dados e mensurar as ações em cada lugar”, pontua o presidente do Sindtur, Claudio Souza.

Visualização

O dashboard, tela inicial da plataforma, também passou por avanços e reconstrução. A análise dos dados pode ser feita a partir de datas e até mesmo eventos, como o período do Natal Luz. O perfil dos turistas é apresentado conforme as reservas feitas.

“É importante termos essa informação, pois podemos criar ações, trabalhar eventos, lazer”, explica a diretora-executiva Lisa Gottschalk. Ainda, é possível visualizar a diária e permanência média dos hóspedes e locais de origem. Por fim, tipos de acomodação reservadas e gráficos de quantidade de fluxo e filtros de taxa de ocupação.

“As empresas poderão analisar os dados ainda para o Natal. Isso é importante porque reflete no trabalho interno, como contratação de trabalho intermitente, folgas coletivas e até compras de insumos”, complementa Lisa.

Sobre o Flutua

O Flutua é uma plataforma tecnológica que foi criada em 2020, durante a pandemia. Através de dados recebidos por sistemas que os empreendimentos possuem, o programa condensa e, diariamente, permite obter novos números. O objetivo é facilitar a análise de dados e auxiliar a gestão das empresas, visualizando o fluxo turístico.

“Nesse momento estamos em um grande avanço, temos um número significativo de empresas participantes, temos cerca de 50 hotéis conosco já e que estão totalmente integrados ou em fase de. Tudo o que tiver de análise através da hotelaria acabamos conseguindo mensurar por aqui”, explica a diretora-executiva da entidade, Lisa Gottschalk.

A atualização do projeto, neste ano, focou não apenas na inserção de dados, mas na análise e o que fazer com as informações. O Sindtur é a única entidade de forma nacional que possui um sistema como esse. Atualmente, o Flutua abrange Gramado e Canela, mas nas próximas semanas e meses, deve ser ampliado para Nova Petrópolis e São Francisco de Paula.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade