Ao andar por parte da Avenida Borges de Medeiros, na área central de Gramado, a comunidade já encontra resquícios do que vem por aí. A plantação de milho nos canteiros em direção ao Expogramado mostra que a cidade está em contagem regressiva para a 33ª edição da Festa da Colônia.
Considerado um dos eventos mais queridos pela comunidade, neste ano as celebrações devem ser especiais. Em 2024, comemora-se os 200 anos da imigração alemã, assim como os 150 anos da chegada dos italianos.
Preparação
A Festa da Colônia ocorrerá de 25 de abril a 12 de maio, no Expogramado, e contará com o tema “unindo origens e celebrando tradições”. Exaltar os hábitos do interior e valorizar a cultura dos antepassados é um dos objetivos da programação, que terá 18 dias.
O secretário de Obras e Agricultura, Rafael Ronsoni, aproveitou a coletiva de imprensa, na terça-feira, dia 26, realizada no interior gramadense, na Linha Marcondes, para se despedir do comando das pastas. Ele retornará à Câmara de Vereadores em abril, por causa das eleições.
“Nem terminou uma festa e já começamos a próxima. É um evento que temos enorme carinho e quero deixar tudo pronto antes de sair, para não ter nenhum problema”, afirma.
Atrações
O evento terá funcionamento diário, das 10 às 22 horas, com exceção da quarta-feira, 8 de maio. O acesso e estacionamento são gratuitos.
De acordo com a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, no dia 1º de maio uma grande celebração para comemorar o Dia do Trabalho deve acontecer.
A Festa da Colônia deve contar com feira de produtos feitos na cidade, através das agroindústrias; bier platz, com a venda das iguarias gastronômicas, como bolinho de batata; shows com bandinhas e grupos folclóricos, no palco principal em frente aos biers; desfile de carretas, aos sábados, no Centro de Gramado; jogos rurais; café da colônia; cozinha da Oma e da Nonna; e escolinha rural e desafios da colônia.
Os fornos de barro venderão as cucas e pães quentinhos. Uma das novidades dessa edição é que os espaços na Praça das Etnias e Várzea Grande permanecerão abertos durante o evento.
Já a Festa dos Espantalhos, típicos das lavouras, também está confirmada e irá decorar a Avenida Borges de Medeiros.
Nova corte
A rainha Júlia Fritsch da Linha Quilombo, e as princesas Manuela Cavichion, da Linha Furna, e Ana Paula Thomazi, da Linha Gambelo, despedem-se neste ano de suas tarefas. O evento deste ano tem escolha da nova corte que representará a festa em 2025/2026.
A Associação Rota Romântica, dentro das comemorações dos 200 anos da Imigração Alemã, também escolherá no evento, no dia 4 de maio, a Corte do Bicentenário.
LEIA TAMBÉM