CONSTRUÇÃO

PLANO DIRETOR DE CANELA: Veja quando minuta da lei deve ser concluída

Na semana passada foram realizados cinco encontros com a comunidade dentro das oficinas temáticas e territoriais, com o propósito de obter informações

Publicado em: 31/12/1969 21:00
Última atualização: 04/12/2023 15:40

 Canela está em fase de construção do novo Plano Diretor do município. Na semana passada foram realizados cinco encontros com a comunidade dentro das oficinas temáticas e territoriais, com o propósito de obter informações que serão anexadas em um diagnóstico sobre a cidade, contendo ainda uma base de dados que integram diversos setores do município.

Oficinas territoriais tiveram audiências públicas para debater demandas do Plano Diretor Foto: Rafael Zimmermann/PMC/Divulgação

A previsão é que a minuta da lei esteja concluída até junho de 2024. Entretanto, até lá, os trabalhos junto à população irão continuar.

O professor Benamy Turkienicz, que coordena os pesquisadores da Fundação Luiz Englert, contratada para auxiliar no processo de elaboração, ressalta que há um alto grau de convergência entre aquilo que a população entende como problemas para os bairros, com a análise da base de dados. “Com isso existe um consenso entre o que é prioridade para o plano e o que nossa equipe precisa trabalhar para Canela”, avalia Benamy.

Conforme o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Alfredo Schaffer, novas audiências públicas e a apresentação das propostas devem ser realizadas.

“Iniciamos a elaboração de um grande diagnóstico da nossa cidade para uma análise mais profunda dos problemas e identificarmos onde devemos melhorar. A participação popular está sendo fundamental e faço um apelo para que a comunidade continue participando integralmente deste processo. É um planejamento que vai nortear as ações a serem desenvolvidas pelos próximos dez anos em nosso município”, finaliza Alfredo.

A população pode acompanhar o cronograma de reuniões e audiências públicas pelo site da Prefeitura e também pelas redes sociais.

Oficinas

As audiências públicas que ocorreram nas oficinas territoriais tiveram grande participação da comunidade, que realizou apontamentos e questionamentos conforme cada região do município.

Ainda, houve as oficinas temáticas, que foram destinadas à participação de profissionais de diferentes áreas, proporcionando debates técnicos sobre meio ambiente, infraestrutura urbana, mobilidade, turismo, educação, entre outros temas.

“Estamos tendo uma representação comunitária extraordinária nos encontros aqui em Canela, principalmente na qualidade das discussões. São cidadãos e profissionais que conhecem a realidade do município, e aliando nosso diagnóstico técnico com este diagnóstico perceptivo das pessoas que vivem aqui, alcançamos um ponto que valida e reforça a necessidade de mudanças no Plano Diretor”, destaca o professor da Fundação Luiz Englert, Paulo Antônio Zawislak.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas