abc+

200 ANOS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ

Placa que homenageia cidade coirmã de Nova Petrópolis é inaugurada com comitiva alemã

Situado na histórica Praça Theodor Amstad, em Linha Imperial, o Monumento à Irmandade presta homenagem a todas as cidades coirmãs de Nova Petrópolis

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 05/03/2024 às 13h:11 Última atualização: 05/03/2024 às 13h:12
Publicidade

Nova Petrópolis recebe até esta quarta-feira (6) uma comitiva composta por 19 alemães da cidade coirmã do município, Emmelshausen. E na segunda-feira (4), o grupo esteve presente no descerramento da placa em homenagem à cidade da Alemanha, no Monumento à Irmandade.

Monumento à Irmandade recebe placa em homenagem a Emmelshausen



Monumento à Irmandade recebe placa em homenagem a Emmelshausen

Foto: Francis Jonas Limberger/PMNP/Divulgação

Situado na histórica Praça Theodor Amstad, em Linha Imperial, o Monumento à Irmandade presta homenagem a todas as cidades coirmãs de Nova Petrópolis. Desde a inauguração, em 2018, a obra continha referências a Jablonec nad Nisou, na República Tcheca, e Sunchales, na Argentina. Agora, soma a homenagem a Emmelshausen.

“Em meio aos festejos do Bicentenário da Imigração Alemã (1824/2024), Nova Petrópolis presta homenagem às origens alemãs e reforça os laços de fraternidade e união com a cidade coirmã de Emmelshausen”, é a mensagem que consta na placa, com escritos em português e alemão.

O ato de descerramento contou com uma mensagem do padre Delcio Miguel Reiter, que representou a equipe ecumênica do município. O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva, e o vereador Alfred Muders, de Emmelshausen, destacaram a importância da irmandade entre as duas cidades.

O prefeito Jorge Darlei Wolf salientou a importância da presença da comitiva em Nova Petrópolis, principalmente no contexto do bicentenário. “Nossas distâncias físicas deixam de existir quando construímos laços de união e fraternidade”, afirma.

Após o descerramento da placa, o Executivo municipal prestou agradecimento ao casal Célia e Paulo Heylmann. Ela foi responsável pela organização da agenda da comitiva de Emmelshausen e pelo serviço de tradução nas visitas na cidade. Ele, quando vereador, foi o autor do projeto de lei que estabeleceu a irmandade, no ano de 2019.  

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade