MEIO AMBIENTE

Pitangueiras e mudas de Ipê revitalizam lago em Gramado em ação pelo Bicentenário da Imigração Alemã

Projeto do Grupo Sinos realiza terceira etapa de plantio pelas comemorações dos 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes ao RS

Publicado em: 02/07/2024 16:45
Última atualização: 02/07/2024 16:46

Embelezar um espaço natural e comemorar o Bicentenário da Imigração Alemã no Estado. A terceira etapa do projeto ocorreu nesta terça-feira (2), em Gramado. Em uma tarde de sol, com céu azul e temperaturas agradáveis, próximas de 20°C, 30 mudas foram plantadas junto ao Lago do Loteamento Vivendas do Arvoredo, no bairro Carniel. Além da localidade, um trecho da RS-115 também receberá exemplares, próximo ao pórtico de entrada da cidade.

Lago Vivendas do Arvoredo recebe terceira etapa de projeto do Grupo Sinos Foto: Vandré Brancão/GES-Especial

A iniciativa, que é uma promoção do ABC+ e Projeto Arborizar, com realização do Grupo Sinos, já passou por São Leopoldo e Novo Hamburgo – todos municípios em que a empresa de comunicação possui sede. A ideia é plantar 200 mudas de árvores, que representam cada uma um ano da história.

“A ação reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente”, justifica o diretor comercial do Grupo Sinos, Carlos Eduardo Gusmão. 

Flores e frutas pelo caminho

A ideia de onde plantar partiu de uma proposta da Prefeitura de Gramado. O local escolhido na cidade da Serra gaúcha passou no primeiro semestre deste ano por uma revitalização. Além da limpeza da água do lago, houve a instalação de iluminação adequada e um passeio público foi construído no entorno, para caminhadas e corridas. Além disso, o espaço recebeu um novo playground e bancos.

“A proposta é fazer uma restauração, a praça é nova. Substituímos algumas plantas que já estavam mortas e adicionamos outras, como as frutíferas, para o local ficar mais bonito, florido”, afirma o engenheiro agrônomo Guilherme Schaefer, que integra o projeto Arborizar.

Neste novo caminho construído, mudas de flores e de árvores frutíferas foram colocadas. A ideia é, quando crescer e florescerem, formar um corredor instagramável. Junto às estacas de madeiras, placas identificam a proposta e homenageiam os 200 anos da Imigração Alemã.

Lago Vivendas do Arvoredo recebe terceira etapa de projeto do Grupo SinosVandré Brancão/GES-Especial
Lago Vivendas do Arvoredo recebe terceira etapa de projeto do Grupo SinosVandré Brancão/GES-Especial
Lago Vivendas do Arvoredo recebe terceira etapa de projeto do Grupo SinosVandré Brancão/GES-Especial

“Foram escolhidos Ipê-roxo e Ipê-amarelo, pelo potencial paisagístico que elas têm. Pitangueira e Araçá pelas frutas e pela própria fauna existente no local”, explica o profissional. Já próximo ao pórtico de entrada, serão colocadas mudas de Plátanos, para também formar um corredor embelezado.

O clima, mais frio no inverno por ser região serrana, em comparação com o Vale do Sinos, também foi pensado no momento de optar por quais árvores seriam investidas. “Estamos considerando que o clima mudou, pois o verão é muito quente e acaba pesando muito mais do que o frio para as espécies. Se considerarmos um verão de 30°C, para poucos dias de frio, o que conflita muito mais é o calor. Então viemos com mudas de clima tropical, mas já resistentes”, frisa o engenheiro agrônomo.

Os ipês devem florescer na primavera. Já as frutas poderão ser consumidas nas meias-estações, ao final do verão e no começo da primavera.

A proposta do projeto, ainda, é deixar um legado para os próximos anos, e, consequentemente, futuras gerações. Assim, quem visitar o lago no loteamento com frequência, poderá acompanhar o crescimento das espécies.

“São mais ou menos três anos para vermos flores nos ipês e frutas nas frutíferas. Já os plátanos uns cinco anos, o crescimento é rápido considerando o tamanho, mas por ser grande, demora um pouco mais”, pontua Guilherme.
Realizado pelo Grupo Sinos, o projeto em Gramado tem a apresentação da Unimed Vale do Sinos e BRDE, com patrocínio da Sicredi Pioneira, Stihl, Instituto Ivoti e Ensinger, além do apoio institucional da Prefeitura de Gramado.

Encerramento

A última etapa do projeto ocorrerá em Canoas. A ação está programada para o dia 9 de julho e será realizada em dois locais: Praça Tiradentes – em frente ao Zoológico – e na Praça Getúlio Vargas – em frente ao ParkShopping.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas