POLÊMICA
Peixes são encontrados mortos após transferência de lago em Gramado; Prefeitura emite comunicado
Secretaria do Meio Ambiente reitera que ação foi acompanhada por biólogos e que seguiu procedimentos adequados para evitar mortandade ainda maior
Última atualização: 25/07/2024 14:47
Após a Prefeitura de Gramado informar sobre a transferência de peixes do Lago Joaquina Rita Bier para outro local na cidade, fotos circularam nas redes sociais nesta semana mostrando exemplares mortos, em lago localizado no Expogramado.
Em comunicado na última sexta-feira (19), o Executivo municipal não havia informado para onde os peixes tinham sido levados. Apenas que o objetivo era fornecer maior estabilidade térmica, visto que, com as temperaturas muito baixas registradas no início do mês, espécies estavam sofrendo e havia o grande risco de uma mortandade.
A administração municipal emitiu uma nova nota nesta quinta (25) sobre o caso. Nela, informa que a transferência "permitiu a sobrevivência de grande quantidade de exemplares". "Centenas de peixes que estavam sofrendo com o desconforto térmico tiveram nova chance de sobrevivência."
LEIA TAMBÉM: Desaparecimento de moradores de Gramado e Canela completa uma semana; veja o que se sabe sobre o caso
Procedimentos
Ainda, no comunicado, a Secretaria do Meio Ambiente reitera: "o procedimento de remoção dos peixes do Lago Joaquina só foi possível, porque os animais já se encontravam bastante debilitados e puderam ser capturados com puça de mão. Por este motivo, era esperado que uma parte dos exemplares viesse a óbito."
A pasta ambiental reforça que a ação foi acompanhada por biólogos, que seguiu os procedimentos adequados e que a atividade foi "fundamental para que a mortandade não fosse maior".
VEJA AINDA: Férias de julho aumentam ocupação hoteleira em Gramado; veja como está a movimentação
A nota finaliza informando que "apesar disso, diversos peixes, principalmente tilápias, que é uma espécie exótica, e devido a menor adaptabilidade ao clima frio, acabaram morrendo". "A Secretaria do Meio Ambiente esclarece que a condição climática adversa também afetou diversas psiculturas pelo interior do município, trazendo perdas a diversos criadores de peixes."