Um Coelho de Páscoa gaúcho e um Kikito, prêmio símbolo do Festival de Cinema, foram esculpidos ao vivo na Rua Coberta, em Gramado. A ação faz parte da avant première do Chocolat Gramado – Festival Internacional do Chocolate Artesanal.
Um atelier foi montado no ponto turístico, onde o público pode conferir desde sexta-feira (22) o chef Leo Vilela manuseando o chocolate. O confeiteiro comandou o espaço e produziu duas esculturas: um coelho temático, que recebeu o nome de Coelho Gaúcho.
Botas, bombachas, lenço no pescoço e cuia de chimarrão foram esculpidos com riqueza de detalhes. Vilela ainda presenteou Gramado com uma réplica de chocolate do Kikito.
Os dois trabalhos ficarão em exposição na Escola de Gastronomia do Senac Gramado.
Conforme Bruno Bethonico, head da M21, responsável pelo Chocolat Festival, foram utilizados mais de 100 quilos de chocolate na confecção das esculturas. Os trabalhos foram encerrados no domingo (24). Nas 36 horas de produção das estátuas, o professor de Confeitaria contou com auxílio da professora do Senac Gramado, Sandra Barth, e das alunas Ana Maria Ulghim e Sílvia Monteiro.
Prévia para 2025
O Chocolat Gramado teve, ainda, palestra com o produtor de cacau e chocolate Henrique Almeida no sábado (23). De forma descontraída, o produtor baiano passou informações importantes sobre a história do cacau no Brasil e a importância do Estado da Bahia no cenário nacional e internacional. O destaque ficou por conta da degustação do cacau.
“A maioria das pessoas nunca havia provado o sabor da fruta. A qualidade da amêndoa do cacau brasileiro para a produção do chocolate foi um dos temas abordados”, frisa Bruno Bethonico, head da M21.
O público também pode degustar chocolate de origem durante os três dias da prévia do grande festival que será realizado no próximo ano. O Choco, mascote oficial do Chocolat Festival, marcou presença na Rua Coberta no encerramento da avant première.
“Tivemos uma prévia do grande festival que vai acontecer em Gramado durante a Páscoa de 2025”, prevê Bethonico.
LEIA TAMBÉM