A programação da Páscoa em Gramado, que está em sua nona edição, encerrou no domingo (31). Mas os visitantes ainda poderão conferir a decoração pelas principais ruas e avenidas da cidade, até o domingo (7). Os adornos serão retirados a partir de segunda-feira (8).
Conforme o Sindtur Serra Gaúcha, a ocupação hoteleira durante o final de semana comemorativo chegou a 80%. Ainda segundo projeções da autarquia municipal Gramadotur, que organiza o evento, mais de 500 mil visitantes passaram pelo município durante os 25 dias de atrações.
Além de turistas de diversas partes do Brasil, de acordo com o Sindtur, Gramado experimentou um significativo aumento no fluxo turístico de visitantes provenientes da Argentina, Paraguai e Uruguai.
Para Cláudio Souza, presidente da entidade, a proximidade geográfica aliada à facilidade de acesso por meio de rotas terrestres contribui para que os estrangeiros escolhessem Gramado como destino para aproveitar o feriado prolongado da Semana Santa.
“A presença desses turistas internacionais é extremamente positiva para a economia local. Hotéis, pousadas, restaurantes, parques e o comércio em geral veem seus números de ocupação e vendas aumentarem significativamente”, comenta Souza.
E agora, o pensamento já é na décima edição, que tem data marcada em 2025. O evento ocorrerá de 28 de março a 20 de abril.
No próximo ano, a Páscoa será a sede do Chocolat Gramado – Festival Internacional do Chocolate Artesanal. “Tivemos um evento superpositivo em 2024, oferecendo opções de programação para adultos e crianças tanto na parte lúdica quanto religiosa e fazendo o lançamento importante do salão do chocolate que acontecerá em 2025”, afirma Rosa Helena.
LEIA TAMBÉM